Raça, Ciência e Saúde no contexto da escravidão e da pós-Abolição
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Revista Maracanan, periódico do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (ISSN-e: 2359-0092), divulga chamada para o dossiê "Raça, Ciência e Saúde no contexto da escravidão e da pós-Abolição". O prazo para submissão de artigos é até o 31 de dezembro de 2020. A Revista Maracanan publica dossiês temáticos, artigos livres e notas de pesquisa recebidos em fluxo contínuo em português, inglês, francês ou espanhol.
A revista Maracanan n. 26 (maio 2021) - "Raça, Ciência e Saúde no contexto da escravidão e do pós-Abolição"
Durante as últimas duas décadas vem crescendo o interesse historiográfico pela saúde da população negra, bem como tem sido renovado o debate sobre as múltiplas intersecções entre raça, ciência e sociedade, questões essas caras ao Pensamento Social Brasileiro. Desta forma, as interconexões entre essas temáticas e abordagens constroem novos campos de estudo e pesquisas inovadoras tanto para o campo da História das Ciências e da Saúde como para a História do Negro no Brasil.
Assim, a proposta deste Dossiê Temático para a Revista Maracanan tem por objetivo apresentar artigos que tratem das muitas relações entre Raça, Ciência e Saúde da população negra em uma perspectiva histórica, desde os estudos sobre as raças, passando pelas pesquisas sobre a saúde dos escravizados, sua relação com os médicos e suas próprias práticas de cura; contemplando o estudo da eugenia e suas representações sobre o negro; o pensamento médico relativo aos corpos negros escravizados; as práticas higienistas do início do século XX e a saúde da população negra no pós-Abolição.
Objetivamos contribuir na construção de um amplo e democrático debate científico, que priorize as múltiplas abordagens e enfoques teórico-metodológicos sobre raça, ciência, saúde e contribua também para as reflexões acerca da sociedade brasileira contemporânea, ainda com marcas indeléveis dos mais de 350 anos de escravização.
Desde o início dos anos 2000, os debates acerca dos direitos da população negra tornaram-se objeto de interesse da sociedade brasileira. Temas como o acesso as universidades assim como o direito à saúde vêm ganhando força nos movimentos sociais e nos debates acadêmicos. Neste contexto, torna-se de extrema importância para área de História das Ciências e da Saúde conectar-se à outras áreas temáticas como a historiografia da Escravidão e do pós-Abolição, criando assim objetos e temas que lançam novos olhares a estes já consolidados campos historiográficos.
Organizadores:
- Iamara da Silva Viana (Professora agregada do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Paula Arantes Botelho Briglia Habib (Professora Adjunta do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense)
- Silvio Cezar de Souza Lima (Professor Adjunto do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense)
A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números publicados nas seções Artigos, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.
Mais informações na página da Revista Maracanan.


