Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesa - edições recentes
Países: Portugal
A Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesa, apoiou duas edições recentes: o estudo The global city. On the streets of the renaissance Lisbon, com a chancela da editora Paul Holberton Publishing, de Londres, e o volume Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira, publicado no Rio de Janeiro pelo Comité Rio 450.
A obra The Global City: On the Streets of Renaissance Lisbon, organizado pelas historiadoras Annemarie Jordan Gschwend, do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, e K. J. P. Lowe, da Universidade Queen Mary de Londres, foi publicada pela editora inglesa Paul Holberton Publishing.
Sinopse:
Duas pinturas do século XVI adquiridas por Dante Gabriel Rossetti em 1866, atualmente pertencentes à coleção da Society of Antiquaries of London, reproduzem a Rua Nova dos Mercadores, o centro comercial e financeiro de Lisboa no Renascimento. As duas pinturas, recentemente identificadas pelas organizadoras do volume The Global City: On the Streets of Renaissance Lisbon, foram o ponto de partida para um retrato de Lisboa que, no início da era Moderna, foi uma cidade global equiparável, nos dias de hoje, à 5ª Avenida de Nova Iorque.
O estudo agora publicado focaliza-se em objetos, documentação, inventários e outras fontes recentemente encontradas nos arquivos, o que permite novas interpretações históricas e acentua o caráter cosmopolita da cidade como entreposto comercial de luxuosas mercadorias oriundas de diversas partes, da África ao Extremo-Oriente.
O volume Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira foi publicado no Rio de Janeiro, em 2015 pelo Comité Rio 450, a comissão oficial das comemorações dos 450 anos da fundação daquela cidade. Trata-se da reedição de um volume publicado há mais de 50 anos pela própria Fundação, muito procurado e que há muito se encontrava esgotado.
Sinopse:
A publicação do Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira, trimestral, teve início em 1960. Divulgava de forma sistemática estudos e ensaios sobre Portugal e sobre o Brasil, publicados num espectro geográfico alargado e nele colaborava um grupo de representantes no estrangeiro que facultava as informações sobre a atividade editorial em vários países. O Boletim inclui reproduções - de fac-similes de documentos antigos e autógrafos existentes em diversas bibliotecas -, bibliografia internacional sobre a história das grandes rotas marítimas, recensões críticas, entre outra documentação.
Em 1965, aquando das comemorações do IV centenário da fundação do Rio de Janeiro, foi produzida uma edição especial, organizada pelo Prof. Luís de Matos, correspondente aos números 2 e 3 do VI volume do Boletim Internacional de Bibliografia Luso-Brasileira, abrangendo o período de 1560 a 1822, no qual se reuniram documentos de chancelaria; cartas de Mem de Sá, de Manuel da Nóbrega, de José de Anchieta e de Brás Cubas; correspondência de Jean Nicot (embaixador de França em Lisboa de 1559 a 1561) e diversa documentação inédita. O conjunto documental organizado resultou num livro de 960 páginas, com cerca de 700 reproduções de fotografias de manuscritos, frontispícios, gravuras e mapas.



