Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Publicações

Oficinas de Muhipiti | lançamento do livro e inauguração da exposição

Países: Moçambique, Portugal

Ciências Sociais, Eventos, Lançamentos, Livros

De 19 a 29 de julho de 2017, numa iniciativa conjunta das universidades de Lúrio e de Coimbra, teve lugar na Ilha de Moçambique o Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento. Decorrendo em ambiente académico com assumidos propósitos pedagógicos, teve como desafio estudar formas de potenciar o impacto da instalação da universidade na Ilha com a criação da nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Unilúrio, utilizando o seu património como ativo para o desenvolvimento sustentável e, assim, para o bem-estar dos seus habitantes.

O evento foi constituído por 6 oficinas integradas por estudantes de arquitetura e professores de várias áreas disciplinares de ambas as universidades, tendo cada uma de dar resposta ao desafio que lhe fora lançado. Na tarefa contaram com o contributo de especialistas convidados, dos agentes e instituições com ação na Ilha e, principalmente, da população.

Este livro e a exposição que com ele foi produzida, visam fixar e divulgar o processo e os resultados do Oficinas como algo que não só demonstra um futuro possível e desejável através do património, mas também testemunhar o compromisso recente da universidade com a Ilha.

Encerrando a iniciativa Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento, das universidades de Coimbra e Lúrio, que teve lugar na Ilha de Moçambique entre os dias 19 e 29 de julho de 2017, foi inaugurada em junho de 2018 a exposição e lançado o livro homónimos com os resultados. Estão a ser programadas para julho e agosto iniciativas similares na Ilha de Moçambique e Maputo.

O livro e a exposição, organizados por Walter Rossa, Nuno Lopes e Nuno Simão Gonçalves, visam registar e apresentar de forma estruturada e durável os resultados do Oficinas, cuja coordenação geral esteve a cargo de Isequiel Alcolete (FAPF-UL) e Walter Rossa (PIP-UC e DARQ-UC), e a coordenação executiva de Cristóvão Tomás (FAPF-UL), Nuno Lopes (PIP-UC) e Nuno Simão Gonçalves (PIP-UC). Foi um trabalho conjunto de professores, investigadores e estudantes moçambicanos e portugueses das duas universidades, que promoveu diretivas de uma investigação de responsabilidade civil pela transferência de conhecimento para a comunidade.
 

Oficinas de Muhipiti. Planeamento estratégico. Património. Desenvolvimento.
Walter Rossa, Nuno Lopes e Nuno Simão Gonçalves.
Cátedra UNESCO em diálogo intercultural em patrimónios de influência portuguesa.
Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
Projeto apoiado pelo CES / UCoimbra e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
http://www.patrimonios.pt/oficinas-muhipiti-livro-expo/

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas