Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Publicações

Novos Olhares Sociais seleciona trabalhos para o dossiê: Estudos Legislativos no Brasil - desafios contemporâneos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciência Política

A revista Novos Olhares Sociais, do PPGCS da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está com chamada aberta para envio de artigos para o dossiê “Estudos Legislativos no Brasil: desafios contemporâneos”, a ser publicado em novembro de 2022.

O dossiê é organizado pelos pesquisadores Mariele Troiano, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Vitor Vasquez, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As contribuições serão recebidas até o dia 31 de maio.

Submissões devem ser feitas pela plataforma da revista, no endereço https://www.ufrb.edu.br/novosolharessociais.

Ementa: O objetivo do dossiê é a publicação de trabalhos com enfoque em novas agendas de pesquisa sobre o Poder Legislativo, valorizando análises que considerem diferentes atores (partidos, parlamentares e sociedade civil); diferentes âmbitos (municipal, estadual e federal) e, no âmbito federal, considerem as duas casas legislativas: Câmara dos Deputados e Senado Federal.

A Ciência Política no Brasil tem analisado a atuação do Poder Legislativo a partir de abordagens institucionalistas, sobretudo, examinando as relações entre os poderes Executivo e Legislativo, os partidos políticos e os sistemas partidários, características do sistema eleitoral e eleições entre outros. Além disso, a literatura tem priorizado a Câmara dos Deputados como principal lócus de análise.

Reconhecemos a relevância destes enfoques, no entanto, expandir a análise para outros atores e outros legislativos é fundamental para a evolução da agenda de pesquisa. Assim, esse dossiê busca estimular a publicação de trabalhos voltados para temas comparativamente menos explorados, como comportamento parlamentar e representação social, reforma eleitoral e cotas partidárias, sistema de comissões e CPI, uso de tecnologias nos trabalhos legislativos e os desafios impostos e agravados pela pandemia e a participação de atores da sociedade civil no processo decisório. Afinal, qual o retrato dos estudos legislativos que podemos compor nos dias de hoje?

Adicionalmente, estimula-se análises comparativas, tanto em nível subnacional quanto entre países e apresentação de novas técnicas e metodologias de pesquisa.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas