Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
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Miscelânea seleciona trabalhos para o dossiê "A ilustração no livro infantil e juvenil contemporâneo"

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Chamada para artigos, Literatura Infantil e Juvenil

Sob o tema geral de "A ilustração no livro infantil e juvenil contemporâneo: aproximações entre produção literária brasileira e estrangeira", a Miscelânea prepara o volume 32 - julho-dezembro de 2022, que ficará sob a responsabilidade de Eliane Galvão, João Luís Ceccantini e Carmen Franco-Vázquez. As contribuições serão recebidas até o dia 25 de abril de 2022.

Ementa:

A leitura acurada de imagens na sociedade contemporânea tem se mostrado bastante necessária, tendo em vista sua presença substantiva no cotidiano de crianças e jovens nos mais variados âmbitos e contextos e, particularmente, sob a forma de ilustração nos livros infantis e juvenis dirigidos a esse segmento de leitores em formação. Em âmbito escolar, nem sempre a leitura de livros com ilustrações diferenciadas, de alta pregnância e qualidade estética (OLIVEIRA, 2008), capazes de fomentar a constituição da memória afetiva e formar o olhar desde a infância, integra o repertório desses leitores (FERREIRA, 2012). Esses livros possuem elementos, como a materialidade, o formato, as cores nas ilustrações, o fundo das páginas, as guardas e lombadas, a composição, a tipografia, entre tantos outros, que merecem ser considerados como um todo em sua análise, uma vez que assumem papéis cada vez mais relevantes na construção de sentidos (RAMOS, 2017; LINDEN, 2011; NIKOLAJEVA, SCOTT, 2011). Neste dossiê, constrói-se a hipótese de que, pela comunicabilidade que esses livros estabelecem com o leitor implícito (JAUSS, 1994; ISER, 1996, 1999), podem suscitar a interatividade e a criatividade, revelando, assim, uma intenção de leitura (HUNT, 2010). Nessas obras, tanto o plano verbal quanto o imagético atuam em favor da construção de sentidos (GONZÁLEZ, 2017), revelando seu potencial para a formação do leitor estético (ECO, 2003). Almeja-se, neste dossiê, ampliar o debate acerca da produção e edição de livros ilustrados para o público infantil e juvenil realizadas neste século, refletindo cuidadosamente sobre suas características e tendências. Entre estas, cabe destacar recursos à metaficção, à paródia, ao hibridismo e ao dialogismo, inclusive com o universo das artes plásticas, bem como a inovações em projetos gráfico-editoriais e à exploração de temas contemporâneos, que tornem esses livros capazes de deslumbrar leitores de diferentes idades (HUTCHEON, 1991; FALCONER, 2009; BECKETT, 2009; YUNES, 2013; LINDEN, 2011; NIKOLAJEVA; SCOTT, 2011; SALISBURY; STYLES, 2013). Interessa, em síntese, observar, nas análises desses livros, qual é a relação que se estabelece entre ilustração e texto verbal, investigando em que medida essa tensão contribui significativamente para a formação de um leitor literário competente, sensível e criativo.


Referências

BECKETT, Sandra. Parodic Play with Paintings in Picture Books. Children's Literature. Johns Hopkins University Press, vol.29, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2020.
BECKETT, Sandra. Crossover Fiction: global and historical perspectives. New York/London: Routledge, 2009.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CAMARGO, Luís H. de. Poesia infantil e ilustração: estudo sobre Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. 214p. Dissertação de Mestrado pela Universidade estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo, 1998.
ECO, Umberto. Sobre literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FALCONER, Rachel. The crossover novel: contemporary children’s fiction and its readership. New York: Routledge, 2009.
FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. Por uma piscadela de olhos: poesia e imagem no livro infantil. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; CECCANTINI, João Luís (orgs.). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v.1, p. 153-190.
FIRSCHER, Ernest. A necessidade da arte. 9.ed. Guanabara, RJ: Koogan, 2002.
GONZÁLEZ, Isabel Mociño. Atrás do rasto da Balea: desdobrando universos ficcionais em língua galega. In: RAMOS, Ana Margarida (org.). Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura. Porto: Tropelias & Companhia, 2017, p.101-127.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996 (volume 1).
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999 (volume 2).
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
LECHNER, Judith V. Picture Books as Portable Art Galleries. Art Education. Março 1993. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2020.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e imagens. São Paulo, Cosac Naify, 2011.
OLIVEIRA, Rui de. Pelos Jardins Boboli: reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008(a).
OLIVEIRA, Rui de. Breve histórico da ilustração no livro infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008(b), p. 13-47.
RAMOS, Ana Margarida; NAVAS, Diana. Narrativas juvenis: o fenómeno crossover nas literaturas portuguesa e brasileira. In: Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, n.2, p. 233-256, 2015.
SALISBURY, M.; STYLES, M. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo, Rosari, 2013.
SIPE, Lawrence. Using Picturebooks to Teach Art History. Studies in Art Education. 42:3, p.197-213, Dezembro 2005. Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2020.

 

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