Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Publicações

Manual sobre Lexicologia apresentado na ESP Bengo

Início: Fim: Países: Angola

Lançamentos, Linguística

A obra académica Lexicologia Aplicada ao Ensino do Léxico em Português Língua não Materna, do docente universitário Manuel Quivuna, foi apresentada nesta sexta-feira (7) na Escola Superior Pedagógica do Bengo.
 
O livro, que comporta 255 páginas distribuídas em cinco capítulos, é um contributo ao ensino do léxico em português como língua não materna.
 
«Para a comunidade de estudantes de Língua Portuguesa essa obra deverá demonstrar os caminhos plausíveis para o ensino de um léxico considerável dada a importância que tem a multiplicidade de unidades lexicais que um orador deve usar no seu discurso ou obra», explicou o autor da obra.
 
Em declarações à Angop, o professor da cadeira de Lexicologia e Lexicografia na Escola Superior Pedagógica do Bengo, David Miqueno destacou a importância da obra dizendo que contribui como ferramenta para aqueles que futuramente poderão exercer a atividade docente na área de Língua Portuguesa nas diversas regiões do país.
 
Para o docente, é necessário ao professor perceber as características culturais dos alunos com os quais trabalha e procurar estabelecer a relação entre léxico português e léxico cultural, este último que tem a ver com a língua materna da região onde o professor estiver a trabalhar.
 
«A importância que nós aqui destacamos tem a ver essencialmente com o facto de permitir que o professor no exercício da sua atividade docente possa fazer coabitar as duas línguas no sentido de permitir a compreensão do conteúdo que estiver a transmitir aos alunos para não criar ambiguidade na interpretação de algumas unidade lexicais que poderão ser utilizadas em português e com interferência da língua local», explicou.
 
Com uma tiragem de dois mil exemplares, a obra com a chancela da editora Colibri foi editada em Lisboa, Portugal, onde teve a primeira apresentação pública, em Julho do corrente ano.
 
Manuel Quivuna, natural do Uíge, é docente universitário no Instituto Superior de Ciências de Educação, onde leciona as disciplinas de Introdução aos Estudos Linguísticos, Linguística Bantu, Literatura Portuguesa e Didática da Língua Portuguesa. É doutorado em Linguística, pela Faculdades de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo como área de especialização a Lexicologia, Lexicografia e Terminologia. Tem já publicado obras como Introdução aos Estudos Linguísticos e Fundamentos de Didáctica Geral, esta ultima em coautoria com o também docente universitário, Dissongomoka Alexandre Sebastião. No prelo pela mesma editora tem a obra intitulada Didáctica do Português Língua não Materna, cujo lançamento está previsto entre finais de dezembro deste ano ou princípios de janeiro de 2015.
 
Angop

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas