Locus: Revista de História: "Patrimônios imateriais afro-indígenas na América Latina"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para publicação | Locus: Revista de História
Organizadores: Jeremias Brasileiro (Doutor em História Social. Pesquisador no GTEP/MG/UFJF e na Universidade Federal de Uberlândia); Christine Douxami (Doutora em antropologia pela EHESS, professora em artes cênicas na Université de Franche-Comté. Pesquisadora do IMAF - Institut des Mondes Africains - atuando na IRD-Brésil, vinculada a UFF e a UFBA).
Data final para submissão de artigos: 20 de setembro de 2024.
Esse dossiê pretende, a partir do estudo amplo dos patrimônios imateriais afro-indígenas nos diversos países latino-americanos, pensar a diversidade das questões culturais, políticas, raciais, identitárias e epistemológicas ligadas a esse tema, com ênfase nos seguintes tópicos:
- Passados – Presentes: reflexões sobre as dinâmicas de lutas em territórios com manifestações culturais afroindígenas e suas relações com a memória e as narrativas do passado africano e indígena, bem como com as políticas públicas de patrimonialização desenvolvidas nos diversos países.
- Performances rituais que dialoguem com tradições culturais afro-indígenas na América Latina, mostrando a pluralidade e a potência delas;
- Representações afro-indígenas, diversidades estéticas, religiosas, culturais.
- Coexistências culturais e religiosas e suas interfaces com manifestações culturais afroindígenas e suas especificidades regionais;
- Pensar a categoria afro-indígena para além das visões reducionistas que separam o afro do indígena ou a reduzem a mais um marcador de identidade, avançando em novas possibilidades teóricas de análise da pluralidade cultural.
- Confluências e tensões jurídicas para o reconhecimento e titulação de territórios constituídos por memórias e manifestações culturais afro- indígenas.
- Narrativas do passado, narrativas do presente: diálogos com os detentores de histórias, de memórias e de tradições afro-indígenas na América Latina;
- Epistemologias afro-indígenas e a construção de saberes a partir de novos olhares na América Latina;
- Ancestralidades afro-indígenas e a democratização de saberes na América Latina como pauta da história e das ciências humanas.
Confira a chamada completa no site da revista, aqui.


