Domingo, 28 de Abril de 2024

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura, Mulheres

Literatura de autoria feminina: memória e resistência

Submissões até: 31 de maio de 2024.

A profusão de uma produção literária de autoria feminina publicada nos últimos anos fez com que a crítica literária lançasse olhar sobre o fenômeno, demonstrando que é preciso ampliar o campo de estudo sobre o tema, no passado e no presente. Questões importantes, como classe, raça e gênero, abriram espaços de reivindicação, reflexão, tensão e debate em vários campos, a exemplo da manifestação e concretização da inclusão efetiva de mulheres negras, indígenas nas pautas dos movimentos feministas (COLLINS, 2019). No entanto, todas essas questões esbarram no problema da questão de gênero que, segundo Chimamanda Ngozi Adichie (2015), prescreve como as mulheres devem ser em vez de reconhecer a sua individualidade, e faz com carreguem o peso das expectativas do gênero. Vozes da teoria decolonial, como Franzt Fanon, Maria Lugones, Ochy Curiel, entre outros, se somam na exposição e denúncia da percepção binária do mundo difundida a partir das colonizações nas Américas. Ocorre que essa dicotomia se propagou por diversas áreas, reverberando e estruturando relações políticas, divisão do trabalho, espaços das subjetividades e, conforme as feministas decoloniais, repercutem também nas questões de sexo e de gênero.  Nesse sentido, o n. 14, vol. 1, 2024, da Guará – Revista de Linguagem e Literatura abre espaço para receber textos oriundos de pesquisas pautadas pelo cruzamento entre os estudos literários e os estudos feministas e de gênero, a partir de múltiplas abordagens da produção literária escrita por mulheres, no Brasil e no mundo, considerando temáticas como: Feminismos plurais; Feminismo negro e decolonial; Transfeminismo; Autorrepresentação na literatura escrita por mulheres; e aquelas que envolvam um debate interseccional de gênero, raça e classe. Além de receber artigos para a Temática Livre, Contos e Poemas, desde que estejam alinhados ao escopo da revista.