Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Publicações

Lançamento do Atlas Linguístico do Brasil

Países: Brasil

Linguística

Foi lançado oficialmente em Londrina o Atlas Linguístico do Brasil, denominado de Projeto ALiB, estudo inédito iniciado em 1996 e que resultou em uma radiografia completa do português falado no Brasil. O lançamento fez parte da programação do III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística e o livro foi produzido pela Editora da UEL, por meio da parceria com 27 universidades brasileiras. Ao todo foram realizadas 1.100 entrevistas com brasileiros de 250 cidades, em todos os estados.
 
O primeiro volume (210 páginas) reúne a introdução completa acerca dos usos e estrutura do Atlas. O segundo volume (368 páginas) traz as cartas linguísticas. Ao todo são 159 cartas que contemplam os níveis fonética-fonológico, semântico-lexical e morfossintático da língua portuguesa. Os volumes mostram resultados da pesquisa realizada em 25 capitais do país, exceto Brasília e Tocantins.
 
Entre as autoras está a professora Vanderci de Andrade Aguilera, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL. Também são autores da obra Jacyra Andrade Mota (UFBA), Maria Socorro Silva de Aragão (UFPB), Mário Roberto Lobuglio Zágaria (UFJF), Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso, Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB), Aparecida Negri Isquerdo (UFMS), Abdelhak Razky (UFPA) e Felício Wessling Margotti (UFSC).
 
O Projeto Atlas Linguístico do Brasil (Projeto ALiB) – empreendimento de grande amplitude, de caráter nacional, em desenvolvimento – tem por meta a realização de um atlas geral do Brasil no que diz respeito à língua portuguesa. Desejo que permeia a atividade dialetal no Brasil, durante todo o desenvolvimento dos estudos linguísticos e filológicos, ganha corpo nesse final/começo de milênio, a partir de iniciativa de um grupo de pesquisadores do Instituto de Letras. Mais uma vez a UFBA assume atitude pioneira ao empreender a concretização dessa proposta que se realiza como projeto conjunto que envolve hoje doze Universidades.
 
Mais informações:
https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Alib/WebHome
http://g1.globo.com/pr/parana/videos/t/todos-os-videos/v/atlas-linguistico-mostra-a-diversidade-dos-sotaques-dentro-do-brasil/3690596/
 
IILP
Projeto ALiB

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas