Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Publicações

Lançamento 5 volume da Revista Eletrônica Ventilando Acervos

Países: Brasil

Acervos Documentais, Museus e Bibliotecas

Está no ar mais um número da Revista Eletrônica Ventilando Acervos (v. especial, maio 2017).

“Conversas sobre dizer o indizível nos museus” é um número especial da Ventilando Acervos em comemoração ao Dia Internacional dos Museus e integra as atividades da 15ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.

Com o objetivo de somar vozes democráticas em um campo que permanentemente reforça hierarquias, estereótipos e preconceitos de ordem sociocultural, a Ventilando Acervos convidou doze renomados profissionais e pesquisadores e os instigou a tecer relações com o texto de Girlene Chagas Bulhões publicado no último volume da Revista (vol. 4, dezembro 2016), que obteve significativa repercussão com sua provocadora “Cartografia Afetiva Sociofratrimonial Rizomática”.

O resultado está reunido ao longo de 211 páginas e pode ser consultado diretamente na página da Revista: http://ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual/.

Inspirado num poema de Paulo Leminski – “Repara bem/ no que não digo” – e com o objetivo de dialogar sobre os esquecimentos presentes em coleções e em narrativas expográficas, o número especial é dedicado a todas as memórias ausentes nos museus brasileiros.

O Corpo Editorial agradece a todas as pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para a elaboração e o lançamento deste número, em especial à coorganizadora e autora Girlene Chagas Bulhões, às autoras Ana Karina Calmon de Oliveira Rocha, Deolinda Conceição Taveira Moreira, Simone Rosa da Silva, Girlene Ferreira Santos, Marcele Regina Nogueira Pereira, Luzia Gomes Ferreira, Silvia Durá e Vânia Brayner, e aos autores Jean Baptista, Tony BoitaClovis Carvalho Britto e Ivan Santana.


A Revista Eletrônica Ventilando Acervos – ISSN 2318.6062 – é uma revista com periodicidade anual, organizada pelo Grupo de Estudos Política de Acervos, publicada pelo Museu Victor Meirelles/IBRAM e com apoio da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles (AAMVM), dedicada a reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas