Segunda-feira, 19 de Abril de 2021
Publicações

Itália e América Latina: relações intelectuais, científicas e artísticas (séculos XIX e XX)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Chile

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História

Wirapuru, revista latinoamericana de estudios de las ideas

Chamada aberta. Dossiê número 5 (primeiro semestre 2022)
Itália e América Latina: relações intelectuais, científicas e artísticas (séculos XIX e XX)

Coordenadores: Camilla Cattarulla (Universidade de Roma III) e Andrea Ciacchi (UNILA, Foz do Iguaçu, Brasil)

Este dossiê pretende reunir contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que se debrucem sobre as várias formas, aspectos e casos de colaborações, intercâmbios, participações envolvendo intelectuais e artistas italianas, italianos, latino-americanas e latino-americanos, nos séculos XIX e XX – nas duas direções: da Itália para América Latina e/ou vice-versa. Os formatos e as modalidades dessas relações têm sido os mais variados, desde viagens e missões de curta ou média duração, inclusive em contextos religiosos e missionários ou diplomáticos, passando por interesses e projetos mais amplos e duradouros, e também migrações (temporárias ou definitivas) de um continente para outro, envolvendo atividades de investigação e docência e carreiras acadêmicas e/ou artísticas, ou exílios políticos. São desejáveis também estudos envolvendo a circulação e/ou a recepção de obras impressas, traduções, trocas de correspondências, participações cruzadas em grupos animadores de revistas e em sociedades e associações científicas. São também bem vindas contribuições que abordem a circulação e recepção de teorias, conceitos e paradigmas.

Entre os muitos estudos dedicados à história das ideias e dos intelectuais na América Latina, no tocante específico às relações dos campos científicos e artísticos da região com os campos de outras partes do mundo, parece haver uma proeminência de contribuições que abordam os intercâmbios com alguns países específicos – por motivos e em perspectivas diferentes, a Espanha, Portugal, a França e, mais recentemente, os Estados Unidos. Embora a Itália não esteja ausente desse panorama de investigações, sobretudo com relação a figuras, movimentos, episódios do século XIX, inclusive no contexto dos maciços movimentos migratórios de Oitocentos, parece que ainda haja espaço para um enriquecimento dos conhecimentos.

Campos e áreas como as ciências sociais, o pensamento político, a história, a arqueologia, os estudos estéticos e literários, a filosofia, a geografia, a pedagogia, o pensamento econômico, a psiquiatria, a teologia, o direito, a museologia, a musicologia representam outras tantas arenas de relacionamentos intelectuais em que a Itália e os vários países da América Latina se confrontaram, dando vida a resultados relevantes para os dois lados.

O prazo para receção de propostas é dia 31 de janeiro de 2022 pelo endereço revistawirapuru@gmail.com

Confira as normas de publicação em: http://wirapuru.cl/index.php/normas-de-edicion

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas