Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Publicações

História do Português: cronologias e mudanças linguísticas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Linguística

História do Português: cronologias e mudanças linguísticas

Número temático

Fórum Linguístico, v.18, n.3, 2021

Organização de Paulo Osório (UBI, Portugal)

Submissões: 15 set. 2020 até 20 dez. 2020

Publicação: setembro 2021

 

A quem se dedica ao estudo da história da língua portuguesa interessa, entre outros aspetos, o estudo das cronologias de diversos fenómenos linguísticos. Só com um número significativo do estudo desses fenómenos, podemos chegar a uma periodização da língua portuguesa segura e com os enquadramentos temporais a quo e ad quem bem definidos. Convém referir que muitos dos filólogos que, no início do século XX, procederam ao estabelecimento dos períodos da história da língua portuguesa, nem sempre, adotaram critérios exclusivamente linguísticos.  Aceitam-se artigos, com liberdade total na escolha do enquadramento teórico-metodológico e da área de descrição linguística, que caracterizem fenómenos linguísticos do Português, quer se trate do Português do Brasil (PB), quer do Europeu (PE), no período cronológico que medeia entre o século XIII e a atualidade. Pretende-se, pois, receber contribuições que analisem mudanças linguísticas já concluídas e, ainda, as que se encontrem em curso, nas variedades do PB e do PE.

Os autores deverão consultar as normas de submissão através do seguinte endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#authorGuidelines


Fórum Linguístico (ISSNe 1984-8412, Qualis CAPES 2019 (atual): A2) é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1998. Com periodicidade trimestral, a revista veicula pesquisas e debates relativos a todos os campos da linguística teórica e da linguística aplicada. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, de caráter teórico ou aplicado, na área da linguagem e de seu ensino. Publica contribuições de colaboradores do Brasil e do exterior que estejam escritos em português, espanhol, inglês e francês.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas