Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Publicações

Estudos literários, leitura e experiência estética (Pensares em Revista)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literacia, Literatura

Chamada para o dossiê Estudos literários, leitura e experiência estética

Pensares em Revista (UERJ)

Organização: Iza Quelhas, Ana Crélia Dias e Ana Cristina Viegas

Prazo para envio: 15/02/2020

Publicação: maio de 2020
 

Este dossiê propõe reunir a diversidade dos estudos literários, da leitura e da experiência estética, na dimensão das práticas pedagógicas, que provisoriamente resumimos: a) como propiciar ambientes de interação, tornar visíveis as práticas pedagógicas na realização da experiência estética? b) como promover aproximações producentes entre práticas e teorias que norteiam mestrados profissionais e acadêmicos, no âmbito do ensino e dos estudos literários?   Nas últimas décadas, que incluem a passagem do século XX para o XXI, as recentes tecnologias e o uso de diferentes plataformas contribuíram para o surgimento de gêneros discursivos, multimodais, colaborativos e híbridos. O significado da leitura ampliou-se: ler múltiplas linguagens, muitas vezes, presentes num único texto; uso da linguagem verbal escrita, verbal oral, sonora não verbal, visual etc., que constituem um espectro amplo de possibilidades de leitura e de produção textual e não textual.

O imaginário, desde os gregos, sofreu um gradual enfraquecimento, agravado em relação ao movimento ascensional do progresso que atingiu um de seus ápices na modernidade. Passou a ser confundido com a constituição de “irrealidades” ou imagens de quimeras ocasionais, mero conjunto de imagens propenso à concepção de algo estático, não producente. Entendemos ser crucial o lugar da imaginação, como propõe Castoriadis (1999), em sua relação com a produção de subjetividades.

O texto literário prossegue como objeto estético importante, apresentando-se, nos documentos orientadores e norteadores do currículo, como um campo de atuação – o artístico-literário – no Ensino Fundamental. As habilidades promovidas pelo trabalho com o texto literário manifestam-se ano a ano; com significativa visibilidade da dimensão cultural e suas diversidades. Sem abandonar o ensino que promove, em sua maior parte, o acesso aos textos clássicos sob a rubrica de literatura brasileira, propomos manter a devida atenção às produções contemporâneas, trazer para a escola gêneros e modos de dizer das literaturas indígenas, africanas, afro-brasileiras, latinoamericanas e de literatura universal, além dos gêneros digitais.


A Pensares em Revista é um periódico eletrônico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Com periodicidade quadrimestral, a revista objetiva publicar trabalhos acadêmicos na área de Linguagens, seus códigos e tecnologias. A Pensares em Revista conta com um conselho editorial e consultivo representativo, com membros destacados da pesquisa acadêmica na área de Linguagens, do Brasil e do exterior.

e-ISSN: 2317-2215 | Ano de criação: 2012 – eletrônico | Áreas do conhecimento:  Linguística e Literatura | Qualis: B4 - Ensino |  Qualis: B1

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas