Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
Publicações

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura, Revistas, Chamada para artigos

Chamada para artigos - 2015
 
Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
 
Revista 45 (1º/2015)
Secção temática: A infância na literatura
 
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2015.
 
O número 45 trará uma secção temática sobre A infância na literatura
 
Este dossier propõe a reflexão sobre as representações da infância na literatura brasileira contemporânea, considerando as obras dirigidas ao público em geral, bem como ao infantojuvenil. Serão aceites artigos que: i) discutam o conceito de infância, em sua abordagem sócio-histórica ou filosófica, e sua relação com a literatura brasileira contemporânea; ii) analisem a representação da infância e/ou de personagens infantis em obras da literatura brasileira contemporânea; iii) reflitam sobre a relação da criança com processos de produção, circulação e receção das obras da literatura brasileira contemporânea.
 
Dossier proposto por Mirian Hisae Yaegashi Zappone (UEM) e Anderson da Mata (UnB).
 
O prazo final para o envio de artigos para a secção temática do nº 45 é 10 de setembro de 2014.
 
Revista 46 (2º/2015)
 
Secção temática: Literatura e Novas Mídias
 
A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho-dezembro de 2015.
 
O número 46 trará uma secção temática sobre Literatura e Novas Mídias
 
Este dossier propõe a reflexão acerca de como o contexto digital e as novas mídias têm possibilitado outras perspetivas para a abordagem e a compreensão da literatura, entendida como disciplina, e do literário, entendido como dimensão sociocultural mais ampla. Serão aceites artigos que: i) reflitam, a partir das múltiplas abordagens teóricas possíveis, sobre conceitos como autoria, receção, leitura, circulação, valor e suporte nesse contexto digital; ii) analisem obras específicas não impressas ou impressas que mantenham relação temática e/ou formal com o referido contexto; e iii) discutam o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.
 
Dossier proposto por Rejane Cristina Rocha (UFSCar).
 
O prazo final para o envio de artigos para a secção temática do nº 46 é 10 de novembro de 2014.
 
A revista conta também com uma secção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
 
As colaborações para as secções de tema livre e de resenhas são recebidas em fluxo contínuo.
 
Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com
 
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é uma publicação semestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas.
 
O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília, existe desde 1997. O principal foco de preocupações de suas pesquisadoras e pesquisadores, desde o início, tem sido a relação entre literatura e sociedade, abordada em suas múltiplas facetas.
 
Gradativamente, a literatura de outros países da América Latina vem sendo incorporada a seu universo de interesse, bem como outras formas literárias, como o cordel, o rap e os quadrinhos. Ele também realiza cursos de extensão e reuniões periódicas para o debate da produção literária recente do Brasil.
 
No momento, suas pesquisadoras e pesquisadores – de diferentes universidades brasileiras e do exterior – estão envolvidas(os) em um projeto coletivo que pretende pensar outras possibilidades de recortes críticos para caracterizar o panorama literário da atualidade, redimensionando, de alguma forma, os limites do nacional e a própria definição do literário.
 
Desde 1999 o Grupo edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, que publica pesquisas e ensaios de estudiosos(as) de diversas instituições, nacionais e internacionais.
 
Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas