Dossiê da Revista Travessias: À margem: Resistências e Reexistências na Literatura Brasileira
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
40ª Edição da Revista Travessias
A revista Travessias (e-ISSN 1982-5935, Qualis B2) seleciona artigos para sua edição de número 40 que publicará um Dossiê (v. 14, n. 2, maio/ago. 2020) com o tema À margem: Resistências e Reexistências na Literatura Brasileira. Os investigadores interessados em enviar artigos têm até 31 de julho de 2020.
Organizadoras: Dra. Maria Carolina de Godoy (UEL), Dra. Patrícia Marcondes de Barros (UEL) e Dra. Paula Guerra (FLUP).
Resumo: Este Dossiê agregará trabalhos sobre a literatura brasileira denominada como marginal, desde aquela coadunada com a contracultura dos anos 1970 às vozes periféricas atuais. O termo literatura marginal nasceu por volta dos anos 1970, conhecido como poesia marginal, independente ou geração mimeógrafo, em função dos meios diferenciados de produção e difusão de suas mensagens que caminhavam na contramão dos ditames institucionais e comerciais. Esta literatura ofereceu novos significados a política e a estética em meio à repressão militar, ganhando outras conotações em fins da década de 1980, tornando-se um manifesto de vozes à margem da sobrevivência, excluídas socialmente, correlacionadas com a chamada Literatura Periférica. A potência da literatura feita às margens, resistência e reexistência frente ao sistema estabelecido, será mote do presente dossiê, em suas variadas linguagens, temas, meios e contextos.
Palavras-chave: Literatura Marginal; Literatura Periférica; História da Literatura Brasileira.
A Travessias é uma publicação quadrimestral do Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste — Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O projeto acolhe artigos e ensaios originais e inéditos de interesse da comunidade científica ligados à educação, cultura, linguagem e arte, sob as formas de artigos, ensaios, imagens e sons, documentos e fontes, resenhas, traduções e criação literária.
Mais informações na página da Revista Travessias.


