Domingo, 28 de Abril de 2024
Publicações

Dossiê condição da população negra no Brasil e América Latina

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Relações Internacionais

Dossiê condição da população negra no Brasil e América Latina

Revista InterAção - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Qualis/Capes A2

Prazo para submissão: Até 01 de junho de 2024

Link para submissão: https://periodicos.ufsm.br/interacao/announcement/view/761

Editores/as Convidados/as: Rosemeri Conceição (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Valmir Luis Saldanha da Silva (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)

As décadas iniciais do século XXI trouxeram para as relações étnicorraciais um conjunto de transformações expressivas. De um lado, a ampliação de acesso aos meios de comunicação permitiu que grupos anteriormente ignorados pressionassem para ter seu poder de compra e imagem reconhecidos. De outro, as políticas públicas de reparação alargavam a entrada em espaços secularmente destinados a elites. O movimento confluente e dinâmico que, em alguns momentos, chegou a gerar a falsa ideia de vitória e de real transformação estrutural, se esvai quando contrastado com os dados apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 nos quais a população negra ainda figura como a mais atingida, seja pela violência policial, pelo feminicídio ou ainda por outros indicadores referentes à desemprego, insegurança alimentar ou vulnerabilidades diversas. Em diálogo com estas contradições, o Dossiê condição da população negra no Brasil e América Latina convida pesquisadoras(es) de todo o Brasil e do exterior para refletir sobre as diversas questões que documentam as camadas envolvidas na vida da população negra na contemporaneidade. Buscamos abordagens de vários matizes analítico-metodológicos que versem desde as exitosas transformações epistemológicas e identitárias que se impuseram no universo acadêmico e/ou sociocultural até as disputas muitas vezes inglórias que marcam a questão fundiária. Este Dossiê acolhe contribuições de diferentes áreas de conhecimento que tratam principalmente dos seguintes temas:

1- A autofagia e a constituição de uma identidade de si em textos artístico-ficcionais e/ou históricos que ressignificam as noções de centro e periferia pela memória, pelos patrimônios e pelos territórios da afrodiáspora e que apontam para a constituição, a reconstituição e/ou a desconstrução de identidades negras no Brasil e na América Latina.

2- Os estudos decoloniais à luz das pedagogias negras, indicando como o debate sobre a busca por um pensamento anticolonial tem permitido o espraiamento de pedagogias afro-decoloniais.

3- O pensamento negro feminista e os debates de gênero no Brasil e na América Latina.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas