Sábado, 26 de Setembro de 2020
Publicações

Discursos sobre a crise sanitária provocada pela Covid-19 | Chamada da GLÁUKS

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Letras, Linguística, Sociolinguística

A Revista GLÁUKS ONLINE (ISSN 2318-7131), publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), está recebendo artigos e ensaios para o volume 21 destinado aos Estudos Linguísticos: Análise do Discurso. Esse número terá como foco o dossiê “Discursos sobre a crise sanitária provocada pela Covid-19”. A GLÁUKS publica artigos inéditos em português, inglês e espanhol, além de ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. O prazo máximo para o envio de contribuições é o 15 de dezembro de 2020.

Discursos sobre a crise sanitária provocada pela Covid-19

Desde dezembro de 2019, o mundo se vê diante de um colapso sanitário provocado pela pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela doença que ficou conhecida como Covid-19. Devido a isso, todos os dias emergem discursos que tomam por temática a pandemia em diferentes formatos genéricos, como notícias e reportagens, artigos científicos, sermões religiosos e conversas informais, mediadas ou não pela tecnologia.

Dada essa profusão de textos, neste dossiê, levando em conta o cenário atual, interessa-nos trabalhos de análise de discursos provindos de diferentes instâncias sociais (midiática, religiosa, política, científica, jurídica etc.) que discorram acerca de alguma questão associada à pandemia e à nova realidade imposta por ela. Serão aceitos trabalhos que se filiem a qualquer disciplina autodenominada análise do discurso, como a Análise do Discurso Francesa, a Teoria Semiolinguística do Discurso, a Análise Crítica do Discurso, a Análise Dialógica do Discurso, dentre outras.

Ao tomar por objeto de análise estratégias linguístico-discursivas que evidenciem ideologias; formações discursivas; imaginários sociodiscursivos; tomadas de posição; imagens de si; tentativas de persuasão e de convencimento; seleção vocabular; modalização e subjetividade por parte dos diferentes sujeitos que enunciam, as diferentes vertentes de análise do discurso podem contribuir para desvelar e salientar efeitos de sentido referentes à crise sanitária provocada pela Covid-19, mostrando ainda como essa crise e seus efeitos têm sido recebidos e representados nos diferentes discursos que circulam em sociedade.

Editores responsáveis pelo dossiê:

  • Rony Petterson Gomes do Vale (UFV) 
  • Welton Pereira e Silva (PUC-Rio)

Mais informações na página da Revista GLÁUKS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas