Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Publicações

Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação a distância

O ano de 2020 constará em nossa história como o momento em que todas as sociedades se viram diretamente atingidas pelo SARSCOV2, o coronavírus causador da COVID -19.

Esta não foi a primeira pandemia pela qual passamos - provavelmente, não será a última... -, porém, foi nesta que as populações de todo o planeta se viram obrigadas a lançar mão, súbita e inesperadamente, de uma miríade de recursos tecnológicos para que, ao menos, uma parcela das atividades fosse exercida a distância. A educação foi uma dessas atividades. Mesmo para as instituições de ensino e professores que já experimentavam algumas tecnologias de forma complementar, não tem sido uma tarefa trivial desenvolver, selecionar e aplicar eficientemente as novas tecnologias educacionais neste cenário emergencial. Até as maiores e mais importantes universidades do país estão em ardente discussão sobre “como” fazer o ensino remoto e minimizar os impactos da pandemia.

O que parece certo e irreversível neste momento é o aumento e a diversificação do uso das tecnologias de informação e comunicação para fins educacionais. Nessa perspectiva, a revista EaD em Foco, em seu papel de difundir os estudos e experiências científicas da área de educação a distância e o impacto das tecnologias educacionais, toma a iniciativa de contribuir com a abertura de uma chamada de artigos para uma edição especial sobre o tema “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia”.

Neste número especial, vamos registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais neste momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.

Os manuscritos poderão ser submetidos para cada uma das seguintes categorias:

  • Propostas educacionais – descrevem relatos de experiência realizados durante o período da pandemia, justificando a tecnologia escolhida, o nível educacional, bem como o contexto e o número de aprendizes alcançado. Será valorizada a existência de análises consistentes sobre os resultados;
  • Artigos originais – ensaios de natureza teórica, crítica e fundamentada sobre o potencial de utilização de TICs durante ou após os fenômenos relacionados à pandemia;
  • Pesquisa empírica – técnicas, metodologias ou processos pedagógicos associados ao campo da EaD que tenham como contexto ou conteúdo análises decorrentes da pandemia.

Dinâmica de submissão

Os autores devem enviar sua proposta de até 1500 palavras para o e-mail: eademfoco@cecierj.edu.br, destacando, no assunto, uma entre as três categorias supracitadas. O texto deverá contemplar, preferencialmente, os objetivos educacionais, a opção metodológica, os resultados obtidos ou esperados, as pré-análises e as indicações de como se dará a discussão com a literatura existente (quando pertinente).

Todas as propostas passarão pela pré-avaliação dos editores responsáveis por essa edição temática. Esses editores terão autonomia para redirecionar a seção para a qual a contribuição deverá ser submetida. O resultado da pré-avaliação é irrecorrível e não garante a aprovação para a publicação final.

Os autores serão iinformados, por e-mail, sobre a pré-avaliação de sua proposta; caso seja aceita, terão prazo de até 45 dias para a submissão final de seu manuscrito, a partir do qual passarão pelo fluxo editorial de revisão por pares, em duplo-cego. A formatação deverá seguir os critérios já preestabelecidos pela revista EaD em Foco (clique aqui).

Os manuscritos finais para submissão devem seguir o padrão de formatação, citação e referências publicados no site da revista EaD em Foco, com texto de, no máximo, 15 laudas; em caso excepcionais, e com justificativa, com até 20 laudas.

A data limite para submissão das propostas é 31/07/2020.

As publicações se darão numa edição especial temática, no formato contínuo (rolling pass), isto é, os artigos serão publicados logo após o seu aceite.


Até 2018, a Revista EaD em Foco teve a classificação B1 no Qualis/CAPES na área de ENSINO. Em 2019, foi indicada com o Qualis A3 na Avaliação preliminar dos periódicos da Capes: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. De acordo com o documento oficial da Capes (ofício circular nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES), a Revista EaD em Foco figura entre os periódicos especializados em EaD de maior destaque entre as instituições de ensino superior no Brasil e encontra-se no maior patamar entre as revistas com o mesmo tema.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas