Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Publicações

Comunicar em tempos de pandemia | Chamada de artigos da REVCOM - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Comunicação, Género, Jornalismo, Media

A Revista Comunicando (REVCOM), publicação de periodicidade bianual vinculada ao GT de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), está a receber propostas de artigos, ensaios, entrevistas, recensões críticas ou outros para o Volume 9, Número 1 (2020). Com chamada permanente aberta a trabalhos das diferentes áreas das Ciências da Comunicação, a revista abre, para este número, uma secção especial subordinada ao tema “Comunicar em tempos de pandemia”. O prazo final para submissão é o dia 30 de setembro de 2020 (prazo prorrogado). As propostas poderão ser remetidas em português, castelhano ou inglês.

Serão consideradas propostas de publicação de artigos, ensaios, entrevistas, recensões críticas ou outros relacionados com os seguintes tópicos ou semelhantes:

  • Desinformação/informação na pandemia;
  • Desafios do jornalismo no pós-pandemia;
  • As marcas em tempo de crise: reinventar para renascer;
  • Comunicação de ciência e jornalismo científico;
  • Géneros: estereótipos e desafios das mulheres;
  • Comunicação de risco;
  • Mediatização na educação;
  • Literacia e cidadania nas ferramentas digitais de comunicação.

Por estes e outros tópicos, a ação de comunicar em tempo de crise é um desafio. Numa era dominada pela velocidade de transmissão da informação, e numa sociedade sedenta de informação, os meios de comunicação foram confrontados com uma nova realidade que obrigou a adaptações profundas. A pandemia e o confinamento mudaram os hábitos de consumos informativos, mas também as rotinas jornalísticas. A adaptação a novos tempos e, sobretudo, a reinvenção tornaram-se palavras imperativas neste cenário de crise. Neste sentido, convocamos todas/os a desenvolverem um olhar crítico sobre o atual momento, tomando os tópicos elencados, ou outros que considerem relevantes, como ponto de partida.

Mais informações na convocatória em anexo e na página da REVCOM.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas