Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Publicações

Colóquio/Letras | N.º 204 (2020) dedicado à Geração de 70

Países: Portugal

Lançamentos, Literatura, Revistas

A Fundação Calouste Gulbenkian divulga o lançamento da revista Colóquio/Letras, n.º 204, maio/agosto de 2020. O núcleo principal deste número é dedicado à geração de 70.

 

Nos 150 anos da afirmação da geração de 70, uma das mais brilhantes da cultura e da literatura portuguesas, a Colóquio/Letras dedica o número 204 ao estudo de algumas das suas figuras mais importantes e do próprio conceito de geração. A diversidade e a profundidade destes artigos constituirão uma referência para os interessados nestes temas e em autores como Antero de Quental, Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis ou Teófilo Braga.

São publicadas cartas inéditas de Oliveira Martins e de Antero de Quental que completam o núcleo da revista. Também o centenário do nascimento de Bernardo Santareno é evocado justamente, não apenas para lembrar o seu teatro mas também para chamar a atenção à sua memória de médico a bordo da frota bacalhoeira na Terra Nova.

Na secção de inéditos encontramos um conto de Richard Zimler, «A Essência do Fado», e páginas do diário de Marcello Duarte Mathias. Numerosas notas e recensões chamam a atenção para a mais recente vida editorial portuguesa. A revista tem a colaboração do pintor João Jacinto que cedeu uma sequência de obras para acompanhar as diferentes secções e enriquecer graficamente este novo número.

 

Sumário do volume [PDF]

Consulte e explore a revista Colóquio/Letras desde o primeiro número, exaustivamente analisada e indexada numa diversidade de perspetivas em http://coloquio.gulbenkian.pt.

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas