Chamadas da Revista Letras Raras: "Entre Memória e Identidade: Reescritas do Passado na Literatura Portuguesa Contemporânea"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para artigos, Estudos Portugueses, Literatura, Memória
Chamada para publicação da revista Letras Raras
n. 3 - 2026 - Dossiê: Entre Memória e Identidade: Reescritas do Passado na Literatura Portuguesa Contemporânea
Organizadoras:
Profa. Dra. Ayanne Almeida - Universidade Estadual da Paraiba
Profa. Dra. Maria do Socorro Pereira de Almeida - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Prazo para submissões: até 30 de maio de 2026
Previsão de publicação: agosto de 2026
Este dossiê propõe uma reflexão crítica sobre as múltiplas formas como a literatura portuguesa contemporânea revisita e reescreve o passado, numa perspetiva de construção identitária, memória coletiva e reconfiguração do presente. Autores como Lídia Jorge, António Lobo Antunes, Valter Hugo Mãe e Dulce Maria Cardoso têm articulado, em diferentes géneros e estilos, narrativas onde o trauma histórico, a herança colonial, a ditadura e as transições democráticas emergem como temas centrais. A literatura torna-se, assim, um espaço de reinscrição crítica da história, mas também de resistência simbólica e de projeção utópica. Pretende-se reunir estudos que analisem como estes textos reconfiguram os discursos históricos, interpelam a noção de verdade e desafiam a linearidade temporal, contribuindo para uma compreensão plural da memória literária portuguesa.
Referências:
CALAFATE RIBEIRO, Margarida. Uma história de regressos: império, Guerra Colonial e pós‑colonialismo. Porto: Afrontamento, 2004.
CALAFATE RIBEIRO, Margarida; VECCHI, Roberto (Orgs.). Antologia da memória poética da Guerra Colonial. Porto: Afrontamento, 2011.
COSTA, Jorge Manuel de Almeida Gomes da. Para um estudo da memória e identidade portuguesas com António Lobo Antunes. 2013. Tese (Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13551. Acesso em: 6 ago. 2025.
MATA, Inocência. A literatura africana e a crítica pós-colonial. Luanda: Chá de Caxinde, 2007.
MATA, Inocência. Laços de memória: literatura, pós-colonialismo e identidade. Lisboa: Colibri, 2012.
MOTA, Luís. Memória, história e discursos identitários: contributos para um debate. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Oficina de Sociologia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. p. 89–104. Disponível em: https://books.uc.pt/chapter?chapter=72462. Acesso em: 6 ago. 2025.
A Revista Letras Raras (Qualis/Capes A1 (2021-2024) em Linguística e Literatura) é um periódico acadêmico trimestral criado e dirigido por pesquisadores do Laboratório de Estudos de Letras e Linguagens na Contemporaneidade (LELLC-Grupo de Pesquisa /UFCG/ CNPq), dentre os quais, há professores do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (CH/UFCG).


