Chamadada revista Monções para dossiê: "Povos Indígenas na Política Global"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para Artigos: Dossiê: "Povos Indígenas na Política Global"
A Monções, Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (ISSN 23168323) está selecionando artigos para o Dossiê temático: "Povos Indígenas na Política Global". A revista aceita artigos inéditos em português, espanhol ou inglês. O prazo máximo de submissão é 20 de outubro de 2025.
O presente dossiê temático visa a reunir contribuições de pesquisadoras(es) que se dedicam aos estudos sobre povos indígenas na política internacional. Encoraja-se em especial – ainda que não exclusivamente – a submissão de manuscritos sobre os seguintes temas:
i) Como a atuação política dos povos indígenas (seja através de fóruns transnacionais, alianças pan-indígenas, articulações globais de lutas de povos dominados, ou resistências a megaprojetos, entre outras iniciativas) tensiona conceitos tradicionais como política, soberania, cooperação internacional e governança global?
ii) Em que medida e por quais mecanismos tais práticas subvertem ou são cooptadas pelas estruturas hegemônicas do sistema internacional?
iii) De que maneira as filosofias e cosmovisões indígenas contestam as lógicas coloniais do antropoceno, do extrativismo e da geopolítica do conhecimento?
iv) Como essas resistências são traduzidas (ou distorcidas) em discursos de sustentabilidade e direitos humanos?
v) Quais os riscos e contradições da incorporação ou apropriação de conceitos indígenas pela academia e pelas instituições internacionais?
vi) Como evitar que a "identidade indígena" seja reduzida a um marcador de alteridade sem implicações políticas, esvaziando a capacidade de ressonância de suas demandas concretas por soberania, demarcação e autodeterminação?
Organizadores:
Alcineide Piratapuya (UnB)
Ana Carolina Teixeira Delgado (PPGRI/Unila)
Tchella Fernandes Maso (UFRR/UnB)
Willy Ramos Delvalle (ENS/PSL)
Prazo para recebimento de artigos: 20 de outubro de 2025
Lançamento do número: julho de 2026
A revista eletrônica Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das Relações Internacionais e seus campos afins a partir da publicação de artigos inéditos submetidos por pós-graduandos ou pós-graduados.
O público alvo da Monções são pesquisadores, acadêmicos e público interessado nas áreas de Política Externa, Política Internacional, Integração Regional, Economia Internacional, Teoria das Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, Organizações Internacionais, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Direito Internacional e Dinâmicas de Fronteira, entre outras.
Mais informações na página da Revista Monções (https://ojs.ufgd.edu.br/moncoes).


