Chamada de trabalhos: A representação da velhice e do envelhecimento em narrativas literárias e culturais
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada para livros, Estudos Culturais, Estudos Interdisciplinares, Literatura
Chamada de trabalhos
A representação da velhice e do envelhecimento em narrativas literárias e culturais.
Estudos Interdisciplinares em Humanidades
Editores:
Joaquim Pinheiro (Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira; CECH-UC)
Zuzanna Zarebska (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; CEAUL)
Texto de apresentação do volume
O presente volume convida à apresentação de artigos que explorem narrativas sobre o envelhecimento e a velhice. As contribuições podem analisar as relações (inter)relacionais e (inter)geracionais em textos ficcionais e não ficcionais sobre o processo de envelhecimento e sobre a condição de ser velho. Podem investigar as dinâmicas subjacentes à construção de uma autoimagem, bem como as narrativas dos outros que envelhecem. Além disso, podem centrarse nas dinâmicas de actividade individual ou colectiva, na vulnerabilidade e na escrita de histórias de (auto)preservação e resiliência. O volume acolhe também artigos dedicados às concepções do envelhecimento e da velhice enquanto narrativas públicas de declínio e ao tsunami cinzento que reforça o idadismo e outras atitudes hostis em relação às pessoas mais velhas, expressas na preparação de políticas e por várias instituições públicas. De igual modo, pretende-se reflectir como a velhice e o envelhecimento contribuem para a sociedade contemporânea imersa em conflitos e escassez.
Pretendemos ver explorada a relação da velhice, o espaço e o lugar, o conceito de cuidado aplicado a si próprio e ao outro, as práticas de relações (inter)geracionais como o ensino, a criação artística, bem como outras formas dialógicas. Podem também os autores refletir sobre os desafios éticos do envelhecimento e da velhice em várias formas de escrita e em textos visuais, e sobre o modo como estes contribuem para o bem-estar da sociedade em geral. O foco pode ser colocado em géneros fronteiriços, bem como na literatura infantil que explora a idade, o envelhecimento nas relações com o género, o ambiente e a construção da própria identidade.
Pretendemos que o presente volume ofereça novas formas de entender a idade e o curso de vida a partir da perspetiva das humanidades, de modo a compreender as narrativas culturais, filosóficas e sociais sobre o envelhecimento e a velhice.
- Temas que podem ser objecto de estudo:
- O tema da velhice na literatura ocidental;
- A exploração retórica da imagem do velho;
- O autorretrato do envelhecimento;
- A representação da velhice em narrativas médicas;
- A representação da velhice em narrativas de cuidadores informais;
- A ética, justiça e o envelhecimento;
- A interpretação de tópicos associados à velhice, como a sabedoria, a demência ou a experiência;
- Envelhecimento e doença: narrativas de espectros neurodivergentes como a demência ou a doença de Alzheimer, entre outros;
- Envelhecimento e deficiências físicas;
- O envelhecimento no espaço: os diferentes espaços, reais e imaginários, habitados pelo envelhecimento.
Os textos deverão ser enviados para o email book.oldage_velhice2025@mail.uma.pt até ao dia 29 de Dezembro de 2024, em formato Word.
Todos os textos serão submetidos a avaliação científica (blind peer review).
Os autores serão informados da decisão da avaliação até ao dia 17 de Março de 2025.
Serão aceites estudos nas seguintes línguas: Português, Francês, Inglês e Espanhol.
O Volume será publicado numa Editora portuguesa com muita experiência em publicações científicas. A publicação também ficará disponível em formato e-book nos repositórios institucionais.
Os textos entregues para publicação devem ser originais e os autores cedem os seus direitos para publicação.
Para mais informações, consulte a chamada completa em anexo.
Imagem: Jean-Baptiste Vinchon, Diagoras porté en triomphe par ses fils, 1814, Paris, École Nationale Supérieure des Beaux-Arts.



