Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Publicações

Chamada para publicação da Revista Acervo: As várias faces dos feminismos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquivos, Chamada para artigos, Estudos Feministas, Género, História, Memória , Mulheres

A revista Acervo, periódico quadrimestral do Arquivo Nacional, abre chamada de artigos para o dossiê “As várias faces dos feminismos: memória, história, acervos”, organizada por Rachel Soihet, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), Magali Engel, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Natália Guerellus, doutora em História Social da Cultura pela UFF e professora ATER na Université Lyon 3, França.

Feminismo anarquista, feminismo negro, feminismo cristão, feminismo islâmico, ecofeminismo, feminismo descolonial, feminismo latino-americano, feminismo imigrante... Presentes em tempos e espaços diversos, empunhando variadas bandeiras de luta, enfrentando violentas críticas e embates, perpassados por tensões teóricas e políticas fragmentadoras, os feminismos estão presentes em todos os continentes e cumprem um papel fundamental na sociedade contemporânea. Mas, para melhor compreendê-los em sua historicidade e complexidade, torna-se cada vez mais importante refletir sobre a preservação de seus documentos, de sua memória.

O Arquivo Nacional, juntamente com o Arquivo Histórico do Itamaraty, o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (CMU/Unicamp) detêm, por exemplo, o rico acervo da bióloga e feminista brasileira, Bertha Lutz (1894-1976). Este arquivo torna-se um dos exemplos de preservação da rica história dos nossos diversos feminismos. Ele nos mostra também que não devemos nos restringir ao contexto nacional, pois os grupos e movimentos feministas, desde pelo menos o século XIX, surpreendem por seu alcance e transnacionalidade.

Esta chamada tem por objetivo acolher artigos de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que problematizem a variedade e a historicidade dos movimentos feministas, no Brasil, no exterior, em conexões transatlânticas ou globais, através da dinâmica revelada pelos acervos referentes ao tema.

O prazo para submissão é até o dia 30 de setembro de 2019 e o dossiê será publicado na edição de maio a agosto de 2020.

A revista Acervo aceita a contribuição de autores/as com doutorado para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenha e Documento. Os trabalhos devem estar de acordo com as normas editoriais e atender ao escopo estipulado.

Acesse: http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/about/submissions

Link para o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1045521678977111/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas