Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para submissões de artigos da Revista Metamorfoses: Contos portugueses do século XXI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

REVISTA METAMORFOSES (publicação da Cátedra Jorge de Sena de Estudos Luso-Afro-Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro) - VOLUME 17. NÚMERO 1

Organização:

Prof.ª Dra. Silvie Špánková (Masarykova Univerzita)

Prof.ª Dra. Luci Ruas Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Marcelo Pacheco Soares (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)

Prazo para envio de trabalhos: 30 de julho de 2020

Tema: Contos portugueses do século XXI

Nestes primeiros 20 anos do século XXI, o gênero conto parece encontrar-se em ebulição em Portugal. Nas últimas décadas, várias distinções, como por exemplo o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco (vinculado à Associação Portuguesa de Escritores), ao galhardear desde 1991 obras de Teresa Veiga, Mário de Carvalho, Maria Velho da Costa, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Maria Isabel Barreno, Hélia Correia, José Riço Direitinho, Urbano Tavares Rodrigues, Ana Margarida de Carvalho, A. M. Pires Cabral, José Viale Moutinho e Afonso Cruz, dentre outras, contribuem para a construção do cânone do conto português na contemporaneidade. Na década de 2000, Luísa Costa Gomes dirigiu na Tinta Permanente e na Editorial Caminho a Ficções - Revista de Contos, sob o objetivo de incentivar a produção do gênero ao coletar novas produções em Portugal junto a narrativas breves clássicas do mundo, algumas em traduções inéditas, editando assim autores contemporâneos como, além de outros já citados e entre estreantes e veteranos, Agustina Bessa-Luís, Jaime Rocha, José Luís Peixoto, Armando Silva Carvalho, Pedro Mexia, Tiago Salazar e Cláudia Clemente. E o periódico Forma Breve, publicado pela Universidade de Aveiro, é desde 2003 espaço acadêmico importante de discussão acerca da produção em língua portuguesa do gênero. Desse modo, o dossiê que se organiza neste número da Revista Metamorfoses, para o qual abrimos aqui chamada de artigos, pretende analisar como se desenvolve em Portugal o gênero conto nos últimos 20 anos, inventariando em publicações a partir de 2001 seus principais autores, interpretando sob variados vieses as suas obras, discutindo que teorias artísticas e tendências sociais e filosóficas motivam suas produções, levantando a frequência com que hoje a academia aprecia essa manifestação literária e verificando quais traços novos as narrativas breves do terceiro milênio imprimem nessa jornada do gênero no país.

Além do dossiê, a revista também recebe artigos sobre variados temas em sua área de pesquisa, entrevistas e recensões de títulos publicados nos dois últimos anos.

As orientações para publicação estão disponíveis na página da revista (https://revistas.ufrj.br/index.php/metamorfoses/). Todos os trabalhos devem obedecer às normas estabelecidas para publicação, sem o que não serão publicados.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas