Chamada para publicação Via Atlântica: Dramaturgias contemporâneas
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Dossiê Dramaturgias contemporâneas: o coletivo emancipado e a dimensão crítica da realidade, VIA ATLÂNTICA v. 28, n 1 (2027)
Por essa razão, parece importante abordar, de forma extensiva e transversal, a diversidade das dramaturgias contemporânea em Língua Portuguesa (2000-2020), complexas e variadas, tanto em termos de temas quanto de abordagens de escrita, que renegociam a compreensão da estética contemporânea, para dar a conhecer autores plurais e, obviamente, singulares nas suas abordagens e processos de criação.
Para este dossiê da revista Via Atlântica, esperamos receber contribuições acadêmicas rigorosas – especialmente inflexões interdisciplinares – sobre amplo espectro de abordagens da produção contemporânea, que não necessariamente tenham relação com o palco, incluindo leituras críticas de peças de teatro convencional dramático e pós-dramático; dança-teatro; performance; teledramaturgia; roteiros de performance, cinema e streamings, reels, sketches para plataformas sociais etc. As contribuições devem abordar aspectos históricos, políticos, formais, teóricos e metodológicos, com ênfase na análise de novas políticas de subjetivação – sub-representadas ou marginalizadas – enquanto estratégias coletivas de emancipação, fundamentadas em suas condições históricas, sociais, culturais e políticas de produção.
O dossiê acolherá contribuições que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos (não exclusivos):
- Tecnologias Digitais e Novas Formas de Narrativa: Investigações sobre o impacto das tecnologias digitais na produção dramatúrgica, incluindo a análise de obras criadas para plataformas online (streaming, redes sociais), a hibridização de linguagens e as novas formas de interação com o público.
- Estéticas Híbridas e Interdisciplinaridade: Reflexões sobre as fronteiras fluidas entre as diferentes formas de dramaturgia (teatro, dança-teatro, performance, audiovisual) e a incorporação de outras áreas do conhecimento, como a literatura, as artes visuais, a música e os estudos culturais.
- Linguagens e Inovações Formais: Estudos que se concentrem nas experimentações com a linguagem, nas novas formas de escrita dramática e nos desafios e possibilidades estéticas das dramaturgias contemporâneas.
- Dramaturgias e Contextos Locais/Globais: Análises que considerem as especificidades dos contextos de produção em diferentes regiões de língua portuguesa e as relações entre as dramaturgias locais e as dinâmicas globais.
- Memória, Trauma e Reconstrução do Passado: Estudos que abordem como as dramaturgias contemporâneas revisitam o passado, lidam com traumas históricos e sociais, e propõem novas narrativas para a construção da memória coletiva.
- Políticas da Representação e Emancipação Coletiva: Análises focadas nas estratégias de representação de grupos marginalizados e nas formas como as dramaturgias podem contribuir para processos de emancipação social e política, questionando estruturas de poder e desigualdade.
- Corpo, Identidade e Resistência: Análises que explorem como as dramaturgias contemporâneas representam corpos dissidentes, identidades fluidas e as diversas formas de resistência política e social. Isso pode incluir discussões sobre gênero, sexualidade, raça, etnia, classe, deficiência, entre outros marcadores de diferença.
Referências
DANAN, Joseph. Mutações da dramaturgia tentativa de enquadramento (ou de desquadramento). Tradução: José Tonezzi. Moringa: Teatro e Dança, vol. 1, n. 1, 117-123, janeiro de 2010
DORT, Bernard. L’État d’esprit dramaturgique. Théâtre / Public, n. 67, Revue du théâtre de Gennevilliers, janvier-février 1986.
OLIVEIRA, Lígia Souza. Personne: Alguém ou Ninguém? A condição do personagem na obra “Vocês que habitam o tempo”, de Valère Novarina. [Dissertação]. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Letras, 2013.
THÜRLER, Djalma. A monstruosa normalidade em “A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu”. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 13, n. 3, p. 149–164, 2023. https://doi.org/10.30620/pdi.v13n3.p149
Organizadores: Djalma Thürler (UFBA), Duda Woyda (CNPq/UFBA), Flavia Corradin (USP), Helder Thiago Maia (Universidade de Lisboa),
Prazo para o envio dos trabalhos: 10 de janeiro de 2026 (prorrogado).
Data prevista para a publicação: abril de 2027.
SEÇÃO OUTROS TEXTOS: Via Atlântica convida pesquisadores interessados a publicarem artigos e ensaios cuja temática não esteja necessariamente vinculada ao tema do dossiê nesta seção.
PROCEDIMENTO PARA A SUBMISSÃO DE TEXTOS: Todos os manuscritos devem ser submetidos utilizando a plataforma OJS da revista. Os Autores devem se registar como usuários da revista e, assim, submeterem seus manuscritos. Manuscritos que não forem submetidos pela plataforma indicada e que não estejam em acordo com as normas de apresentação serão desconsiderados.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO E POLÍTICA EDITORIAL: Todas as informações referentes às normas, formatação de textos, avaliação e outras questões relacionadas ao processo de submissão podem ser consultadas na seção Submissões do site da revista.


