Chamada para publicação: "Narrativas baianas contemporâneas: desafios e potências"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Chamada para contribuições da Revista Grau Zero, Volume 13, nº. 1 (Jan-Jun 2025.1)
Narrativas baianas contemporâneas: desafios e potências
Cronograma:
- Recebimento de artigos: até 30 de outubro
- Avaliação dos artigos e resenhas: novembro
- Revisão e diagramação dos textos: dezembro
- Publicação do dossiê: janeiro de 2025.
Ementa:
As narrativas contemporâneas baianas são moldadas por diversos aspectos culturais e históricos, refletindo as múltiplas influências e processos coloniais que este vasto país experimentou. Desde o período colonial, passando pelas lutas pela independência e a abolição da escravatura, a cultura afro-baiana e suas tradições têm um papel crucial na literatura, transcendendo os limites do estado e servindo como uma referência para o Brasil.
Essa riqueza cultural e diversidade étnica, que se manifesta nas tradições indígenas e na religiosidade do candomblé, mostram que a cultura baiana é extremamente diversificada. Isso se reflete nas obras artísticas contemporâneas e nas abordagens sobre gênero, raça e sexualidade presentes nas narrativas, problematizando questões sociais, políticas e culturais relevantes para a região.
Essas temáticas refletem a complexidade da sociedade atual, onde a desarmonia social, o racismo estrutural, as desigualdades e a violência urbana são temas recorrentes em muitas obras. Essas narrativas alertam que o cotidiano se manifesta nos modos de vida e inevitavelmente repercute nas produções contemporâneas como vozes dissonantes entre gestos e performances artísticas.


