Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019
Publicações

Chamada para publicação: "Mulheres no Atlântico Ibero-Americano (séculos XV-XVIII)"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, História, Mulheres

Anais de História de Além-Mar (AHAM) ISSN 0874-9671

Chamada para artigos

Os Anais de História de Além-Mar (AHAM) são uma revista científica de periodicidade anual, publicada pelo CHAM — Centro de Humanidades (FCSH, Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores) e referenciada e indexada em bases de dados internacionais.

Visam divulgar trabalhos científicos sobre a expansão portuguesa, desde as primeiras «grandes navegações» (século XV) até ao final do «Império Ultramarino» (século XX), no seu enquadramento histórico, contemplando a comparação com fenómenos paralelos e as articulações entre as histórias e as sociedades dos espaços envolvidos.

Um dos próximos volumes dos AHAM, a ser publicado no Inverno de 2020, irá incluir um dossiê temático sobre «Mulheres no Atlântico Ibero-Americano (séculos XV-XVIII)», com coordenação científica de Maria Barreto Dávila (CHAM, NOVA FCSH-UAc), Margarida Lalanda (CHAM, NOVA FCSH-UAc) e María Eugenia Monzón Perdomo (Universidad de La Laguna).

Entre os tópicos que poderão ser abordados figuram os seguintes:

  • Representação das mulheres na cronística atlântica.
  • Mulheres e governança.
  • Estratégias matrimonias e redes familiares.
  • Mulheres, propriedade e negócios.
  • Escravatura.
  • Mulheres e vida religiosa.

As propostas (máximo de 500 palavras) devem ser enviadas juntamente com uma nota biográfica (máximo de 200 palavras) até ao dia 21 de Outubro de 2019 para o seguinte endereço: anais.cham@fcsh.unl.pt. Aceitam-se propostas em português, espanhol, italiano, inglês e francês. Os autores serão notificados sobre a sua aceitação ou recusa até ao dia 15 de Novembro de 2019. Caso as propostas sejam aceites, os artigos (até 10 mil palavras - recomendável), deverão ser entregues até 13 de Janeiro de 2020. Os manuscritos aceites serão, depois, submetidos a arbitragem científica externa, em regime de duplo anonimato.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas