Chamada para publicação da Sertão História: "Global, Regional, Local"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Abertura de novo dossiê: Global, Regional, Local
“Cada lugar é, à sua maneira, o mundo”; ‘todos os lugares são virtualmente mundiais’. Mas, também, cada lugar, irrecusavelmente imerso numa comunhão com o mundo, torna-se exponencialmente diferente dos demais[1]”.
O dossiê tem como proposta discutir as relações entre o Global, o Regional e o Local, na perspectiva histórica, geográfica e demais áreas afins. A partir do entendimento de que existem campos do conhecimento do saber historiográfico definidos como História Global, História Regional e História Local, enquanto objetos de estudo, abordagens e elaboração de categorias analíticas, e de que os conceitos Global, Regional e Local não são categorias essencializadas, mas sim históricas. Nesse sentido, serão aceitos artigos e resenhas que discutam as questões expostas. As conexões, rupturas, comparações entre espacialidades; as articulações entre o global e o local; as relações entre regiões e as dinâmicas culturais, processos econômicos, diaspóricos, conflitos e migrações. O Regional enquanto componente que o diferencia: trabalha a localidade, no caso o recorte definido enquanto região como um sistema, como uma totalidade social, existente no espaço, que se liga a outra espacialidade mais ampla. Escrever a História Regional, portanto, não é entender o regional como o oposto de global, nem é pensar a região como escala seguinte ao local. Além disso, serão bem vindos artigos que discutam a questão local como centro de análise, com sua singularidade, cultura e política próprias, examinadas em primeiro plano, assim definidos como produção da História Local.
Os artigos e resenhas devem ser enviados até o dia 15 de novembro de 2025.
[1] (SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed.; 7ª reimpr. São Paulo : EDUSP, 2004, p. 314).


