Chamada para publicação da "Sêbê Non Linguagens"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: São Tomé e Príncipe
A “Sêbê Non Linguagens”, nome inspirado na expressão em crioulo forro são-tomense para “nosso saber”, é a primeira revista científica de São Tomé e Príncipe, com revisão por pares, na área das Letras e das Humanidades, concebida pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de São Tomé e Príncipe (FCT-USTP), em parceria com o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em São Tomé e Príncipe, com o Leitorado do Instituto Guimarães Rosa em São Tomé e o Centro de Linguística da Universidade do Porto.
Este periódico, que se pretende abrangente e aberto a contribuições científicas advindas das áreas dos estudos linguísticos, didáticos, culturais e literários, procura colocar São Tomé e Príncipe no mapa da investigação mundial de modo a possibilitar um intercâmbio profícuo entre especialistas cujo interesse comum é o estudo da língua portuguesa, dos crioulos de base lexical portuguesa e dos artefactos culturais e literários originários dos mais diversos espaços da Lusofonia.
Almeja-se, assim, no “nosso saber”, acolher autores das mais diversas esferas socioculturais que apresentem um contributo significativo para a dinamização da investigação sobre linguagem não só em São Tomé e Príncipe, mas em todos os territórios da CPLP.
A proposta de artigos e a possível publicação (em formato digital e físico) não acarreta nenhum custo para o autor. A revista terá um ISSN e um DOI.
Neste segundo número, com a publicação prevista em meados de 2026, aceitam-se artigos advindos de diversas áreas que se debrucem sobre temas relativos à Língua Portuguesa e às línguas crioulas de base lexical portuguesa. O escopo é, portanto, abrangente, incluindo temáticas relativas ao ensino da língua nos seus múltiplos contextos (como Língua Materna, Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Estrangeira, Língua Oficial), à análise literária de autores lusófonos, à investigação linguística, entre outras áreas afins.
Na presente edição, serão privilegiadas as propostas de artigo que abordem os seguintes temas:
- Supervisão pedagógica e acompanhamento de professores de Língua Portuguesa em formação inicial docente
- A interculturalidade na sala de aula
- O recurso a documentos autênticos para o ensino do Português Língua Materna/Língua Não Materna
- A língua em uso como objeto de estudo e reflexão sobre as práticas de ensino
- Práticas inclusivas na sala de Língua Portuguesa
- A literatura pós-colonial produzida no espaço dos PALOP
- A figura da mulher na produção literária em língua portuguesa
- Análise forense de discursos em língua portuguesa
- O lugar dos crioulos, das línguas indígenas e das línguas minoritárias nos países lusófonos
O prazo para o envio de propostas de artigos é o dia 15 de janeiro de 2026.
As propostas deverão ser enviadas em formato Word ou Open Office, em formato anonimizado, para o endereço eletrónico: sebenonlinguagens@ustpfct.com
Os artigos submetidos devem respeitar as normas da publicação, que se encontram detalhadas no seguinte link:
Caso as normas não sejam respeitadas, as propostas de artigo serão devolvidas aos autores para retificação."



