Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Publicações

Chamada para publicação da Revista RITA: Religiões, indivíduos e comunidades nas Américas

Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, Religião

A Revista Interdisciplinar de Trabalhos sobre as Américas (RITA) (ISSN 2102-6424) lança uma chamada de artigos para o seu número 18:

Religiões, indivíduos e comunidades nas Américas

Prazo para submissão: 30/09/2024

Apresentação

Os vínculos entre religiões, comunidades e os indivíduos que as compõem são temas recorrentes das ciências humanas e são regularmente considerados como um dos indicadores de tensões dentro das estruturas sociais. Especialmente no continente americano, onde a intensidade devastadora da colonização desencadeou sucessivas ondas de migração, os pluralismos comunitários e religiosos, dos Territórios do Noroeste Canadense até a Terra do Fogo, distinguem os países do continente americano uns dos outros, mas pontos comuns existem. Até que ponto existe uma especificidade americana em relação à religião e à comunidade? Essa é uma das perguntas que a edição 18 da RITA se propõe a responder.

Longe de funcionarem como círculos fechados, as comunidades religiosas exercem uma influência direta nas dinâmicas sociais, educacionais, urbanas, artísticas e políticas. Entre crises dogmáticas, exegeses divergentes, conflitos interpessoais e a formação e reformulação de diversas comunidades, esta edição pretende reunir reflexões multidisciplinares sobre essas noções, abrangendo todo o continente americano. Não faltam exemplos recentes: o fortalecimento do conservadorismo cristão nos Estados Unidos, cuja influência se estende aos mais altos escalões do judiciário federal; o crescente sucesso do neopentecostalismo na América Latina, representando um desafio para a Igreja Católica, cujo número de fiéis vem diminuindo drasticamente desde a década de 1970 (Validire, 2018), especialmente no Brasil, México, Honduras e Nicarágua. A vivacidade, por vezes pacífica, por vezes violenta, das comunidades religiosas no continente americano levanta, portanto, a questão mais ampla do lugar da religião na esfera pública. Nessa profusão, e além das análises monográficas que podem ser feitas das comunidades e de suas religiões, essa chamada convida os artigos não apenas a interrogarem a coexistência intra ou intercomunitária entre indivíduos, mas também a considerar quem decide se essa coexistência é possível ou impossível.

Desde as crises que as impulsionam até as negociações que estabelecem, as comunidades religiosas reativam a busca pela identidade e se tornam intrinsecamente entrelaçadas no tecido político e social não apenas em um único país, mas também além das fronteiras dos países americanos. Que lugar é dado às religiões indígenas das Américas ou a religiões afro-americanas, como o vodu haitiano ou o candomblé brasileiro, às suas práticas e idiomas? Que iniciativas individuais ou coletivas estão mantendo e/ou repensando essas práticas? Ao contrário, o que as ameaça após séculos de colonização transcontinental, cujos efeitos ainda hoje são perceptíveis, às vezes de forma violenta?

Essas orientações não são restritivas. Pelo contrário, esperamos que elas abrem um vasto campo de reflexão e um diálogo frutífero entre todas as disciplinas das ciências humanas e sociais e entre os americanistas em geral.

Artigos completos para o dossiê temático ou para a seção Varia que atendam aos padrões da rubrica escolhida (para mais detalhes, veja: http://www.revue-rita.com/note-aux-auteurs/normes-de-presentation.html) são esperados até 30/09/2024 no seguinte endereço: revue.rita@gmail.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas