Domingo, 25 de Outubro de 2020
Publicações

Chamada para publicação da Revista Landa – 2016/2

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas, Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, Literatura

Landa, a revista do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos está com chamada aberta, até o 30 de julho de 2016, para envio de artigos ao dossiê “A língua como espaço de migração”.
 
A língua como espaço de migração
 
A lista de escritores que escrevem ou escreveram em outra língua é vasta ao longo da História. Vejamos apenas alguns poucos exemplos: o poeta português Fernando Pessoa que criara poemas em inglês; os romenos Emil Cioran e Eugène Ionesco que se mudaram para a França, adotando o francês como língua de criação; o argentino Juan Rodolfo Wilcock que se mudou para a Itália e passou a escrever em italiano e que não duvidou em declarar que a Argentina é uma inmensa traducción; Franz Kafka, Murilo Mendes, Paul Celan, Vladimir Nabokov, Joseph Conrad, Samuel Beckett etc. A lista seria imensa. Trata-se de indagar o que ocorre neste trânsito, nessa migração linguística, nessa decisão – seja forçada (as guerras, as ditaduras, as diásporas), seja voluntária – de adotar um outro idioma e nele escrever. Ir além das possibilidades da chamada língua mãe, deparar-se com a ausência de origem e deixar-se fluir no rio outro da linguagem, habitando outras moradas para abrigar a linguagem literária, criando novas raízes como um radicante – nas palavras do crítico contemporâneo Nicolas Bourriaud – pondo em cheque, assim, a noção de pertencimento inabalável a uma única cultura. Abala-se, desta forma, a metafísica da raiz, do originário, do fundamento. Neste número, a revista Landa propõe uma reflexão em torno de escritores que, por um motivo ou por outro, não escreveram ou não escrevem a sua obra em sua língua materna e, desse modo, colocam em causa, se não diretamente, tangencialmente, o seu suposto status de “essência última do solo, fundação do sentido, inalienável propriedade que a gente transporta consigo”, como apontou Jacques Derrida em O monolinguismo do outro, e parecem acreditar que o idioma materno não seria necessariamente o lugar originário e insubstituível do sentido.
 
Trabalhos que não respeitem as normas editoriais não serão aceitos.
 
Os originais deverão ser enviados por correio eletrônico ao endereço: revistalanda@gmail.com
 
Prazo de envio dos trabalhos: 30 de julho de 2016
 
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolve pesquisas sobre vários temas diferentes em torno das literaturas brasileira e hispano-americana, notadamente, das literaturas do Cone Sul.
 
Mais informações no site da revista: http://www.revistalanda.ufsc.br/chamadas.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas