Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Publicações

Chamada para publicação da Revista de Estudos Literários: "Estudos Ibéricos: Diálogos Plurais"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Estudos Ibéricos, Literatura, Tradução

Chamada para artigos

Revista de Estudos Literários

 

A Revista de Estudos Literários é uma publicação anual do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Incidindo sobretudo nos domínios da crítica e da teoria literárias, integrará, em cada número, uma secção temática e procurará acompanhar o movimento editorial consagrado ao ensaísmo literário em português.

 

Revista de Estudos Literários, Volume 11 (2021)

Orgs.: António Apolinário Lourenço (Universidade de Coimbra) e Antonio Sáez Delgado (Universidade de Évora).

 

Tema: Estudos Ibéricos: Diálogos Plurais

 

Apesar do amplamente difundido lugar-comum que tem falado com insistência, ao longo dos tempos, de uma Península Ibérica constituída por dois países que se desconhecem ou se ignoram propositadamente, o estudo sistemático das relações culturais entre Portugal e Espanha mostra, na atualidade, um mapa bem diferente. A aparição, nos anos oitenta do século XX, de um campo académico denominado Estudos Ibéricos, quer como ampliação crítica do Hispanismo, quer como subárea específica da Literatura Comparada, em articulação com os Area Studies, tem proposto a reconsideração da Península Ibérica como um sistema complexo de relações históricas e culturais. A partir desta perspetiva crítica, a Península transforma-se num espaço geocultural com dinâmicas e tensões próprias do ponto de vista estético e ideológico, que se manifestam não apenas no sentido radial das relações entre os contextos português e castelhano, mas num sentido mais plural e rizomático, com fluxos profundos entre diversos centros e periferias.

As propostas de artigos poderão incidir, entre outros temas, sobre os seguintes elementos:

  1. Fundamentos teóricos e metodológicos dos Estudos Ibéricos;
  2. Dinâmicas literárias ibéricas: centros e periferias;
  3. Relações literárias ibéricas: estudos de caso;
  4. Literatura e ideologia: hegemonias e subordinações;
  5. Literaturas ibéricas e estudos interartes;
  6. A tradução como mediação cultural no espaço ibérico.

 

Propostas de artigo: uma proposta detalhada (c. 500-1000 palavras) — acompanhada obrigatoriamente de uma bibliografia e de uma nota biográfica (c. 5 linhas) — deverá ser enviada para clp@fl.uc.pt, ant.apolinario@gmail.com e asd@uevora.pt por correio eletrónico. Todas as propostas serão selecionadas de acordo com a política editorial da revista. A seleção de uma proposta não garante a publicação do artigo final. São aceites artigos escritos nas línguas seguintes: Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Catalão e Galego. O prazo para apresentação de propostas é 1 de novembro de 2020.

 

Artigos: o prazo para entrega dos artigos completos (c. 6 000-7 000 palavras) é 30 de janeiro de 2021. Os artigos enviados por proposta serão objeto de arbitragem pelos pares. A publicação deste número da revista está prevista para outubro de 2021.

Cronograma para o Volume 11 da Revista de Estudos Literários (2021)

  • Publicação: outubro 2021
  • Data da chamada para artigos: 15 de junho de 2020
  • Entrega de resumos para apreciação: 1 de novembro 2020
  • Resposta de aceitação de resumos: 30 de novembro 2020
  • Prazo de entrega de artigos para arbitragem: 30 de janeiro de 2021
  • Entrega de artigos revistos segundo as indicações da arbitragem: 15 de março de 2021.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas