Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Publicações

Chamada para publicação da Revista da UFMG

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais

Desastres é o tema central do próximo número da Revista da UFMG, para o qual convidamos interessados e interessadas para submeter contribuições.

Em menos de cinco anos, ocorreram dois grandes desastres no Estado de Minas Gerais/Brasil com consequências que alcançaram outras regiões do país, devido a rompimento de barragens de mineradoras. Em 2015, a barragem de Fundão de propriedade da Samarco/Valee BHP Billiton rompeu-se, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana; em 2019, foi a barragem da Empresa Vale localizada na cidade de Brumadinho. Nessas duas situações os impactos sociais, humanos, na saúde, ambientais, econômicos foram de grande escala, ainda que não tenham sido totalmente mensurados. Ambos os desastres mobilizaram instituições governamentais e não governamentais, da justiça, universidades, movimentos sociais, agências internacionais.

Essas e outras situações como o Desastre de Bhopal na Índia (1984), o de Minamata no Japão (1956), o recente vazamento de óleo no litoral do nordeste brasileiro (2019) e também os desastres naturais como enchentes, terremotos, tsunamis, e desastres ambientais resultantes do aquecimento global levantam questões importantes referentes aos modelos de desenvolvimento econômico e padrões contemporâneos de urbanização, aos direitos humanos e às políticas socioambientais,exigindo abordagem inter e transdisciplinar. Os temas e problemas relacionados a situações de Desastres são diversos assim como as perspectivas a partir das quais podem ser abordados e debatidos. É essa diversidade que pretende-se reunir nesse número da Revista da UFMG.

Poderão ser submetidas análises teóricos-conceituais; estudos empíricos e de campo sobre os impactos de desastres tecnológicos e naturais; desastres e prevenção, preparação, resposta e reconstrução; estudos comparativos; análises sobre o papel do estado, da justiça, dos movimentos sociais, das empresas, das universidades, da mídia, etc.; perspectivas sobre reparações às populações atingidas;desastres, população vulnerável e direitos humanos; governança e desastres; conflitos socioambientais; intervenção comunitária e políticas públicas; proposições para o presente e futuro pós-desastre e outros temas afins; políticas e tecnologias para prevenção de desastres e outros.

Os artigos devem ser adequados às Normas para Publicação disponíveis no website da revista, bem como através deste, exclusivamente, devem ser realizadas as submissões, até 15 de maio/2020. Normas e submissões AQUI.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas