Terça-feira, 02 de Junho de 2020
Publicações

Chamada para publicação da Revista da Rede Intercátedras de História Contemporânea da América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento:

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História

A Revista da Rede Intercátedras de História Contemporânea da América Latina convida a contribuir com artigos inéditos em nosso próximo dossiê "Exiles and Asylums in/from Latin America and the Caribbean" que será publicado em dezembro de 2020.

Ementa:

No contexto da Guerra Fria global, durante as décadas de 1960 e 1970, foram instaladas na América Latina Ditaduras de Segurança Nacional (DNDs) que seguiram as diretrizes da política externa dos EUA de "defesa interna contra o comunismo internacional". Os efeitos dos mecanismos de repressão maciça do DHS provocaram a exclusão e perseguição de dezenas de milhares de opositores políticos e sectores descontentes das esferas pública e política nacional, e um impacto regional e internacional sem precedentes. Milhares de cidadãos foram forçados a abandonar os seus países devido a violações sistemáticas dos seus direitos humanos. Diante dessa situação, a proteção que receberam de outros Estados, de organismos interestaduais internacionais e o apoio da solidariedade internacional de várias organizações e redes foram fundamentais.  Nos países que poderiam oferecer proteção a essas pessoas, foram expostas tensões e discussões entre a adoção de uma política externa de respeito ao direito ao asilo ou ao refúgio e a defesa dos direitos humanos; ou outra que priorizava razões de Estado como a política de imigração, a segurança interna ou a ideologia dos requerentes de proteção internacional. Outro efeito desta situação regional é que levou à formação de um amplo movimento de solidariedade internacional em defesa dos direitos humanos e solidariedade com as vítimas, que consolidou diversas redes regionais e transnacionais de ativação política em oposição às políticas internas e externas do DHS. Atualmente, os exilados, abrigos e asilos estão sendo reemitidos devido às migrações forçadas internacionais massivas resultantes de guerras e conflitos internos e externos, como demonstra o atual debate regional e global sobre vários casos de asilos diplomáticos e territoriais na América Latina e Europa. Esta situação conduz a um debate necessário sobre os mecanismos de protecção das pessoas politicamente perseguidas, a solidariedade e a defesa dos direitos humanos a nível local, regional e transnacional. Este dossiê propõe discutir os avanços da pesquisa empírica e teórica que abordam vários aspectos dos exilados, refugiados e asilos na América Latina e no Caribe durante os séculos XX e XXI, com uma perspectiva interdisciplinar e em suas múltiplas escalas e dimensões de análise. 

Coordenadores:

Mario Ayala (Universidad Nacional de Tierra del Fuego-ICSE/Universidad de Buenos Aires-Departamento de Historia/CONICET) mhayala@untdf.edu.ar

Adriane Apararecida Vidal Costa (Universidade Federal de Minas Gerais) adrianeavc@gmail.com

Prazo para envio de propostas: 1 de junho de 2020.
Processo de avaliação: julho a outubro de 2020.
Data de publicação: dezembro de 2020.


A Revista RIHALC gerencia sua edição através do OJS (Open Journal System), portanto é necessário se registrar para a submissão de um artigo https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RIHALC/user/register. Somente serão aceitos artigos que atendam aos requisitos estabelecidos nas regras para autores https://revistas.unc.edu.ar/index.php/RIHALC/about/submissions#authorGuidelines. Os artigos estarão sujeitos a arbitragem cega dupla.

E-mail de contato: rrihalc@ffyh.unc.edu.ar

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas