Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Publicações

Chamada da revista Ciências Sociais e Religião: Religião, Trump e América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Estudos Latino-Americanos, Religião

Religião, Trump e América Latina

Organizadores: Ronaldo de Almeida e Paul Freston
 
A eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos em 2016 significou o aprofundamento da virada política internacional à direita, que já estava em curso em diversos países. Setores conservadores evangélicos, judaicos e católicos, principalmente, têm tido papel fundamental na sustentação desse macroprocesso político, cultural e econômico, em particular na América Latina. Entre alguns exemplos da conjuntura atual, destacam-­‐se as questões relativas aos costumes que visam à contenção de comportamentos mais liberais (sexuais e de gênero) e à restrição dos vínculos familiares (como a não aceitação do casamento igualitário e da adoção de crianças por casais gays); as conexões políticas internacionais que, entre outras coisas, favorecem demandas nacionalistas, anti-­globalistas e sionistas; o negacionismo da ciência a partir de argumentos da fé; a sustentação de políticas econômicas contrapostas a políticas estatais de caráter redistributivo; as políticas securitárias que contribuem para o autoritarismo de governos eleitos pelo voto popular; além do crescimento do populismo de direita.

A proposta deste Dossiê é documentar e refletir, especificamente, sobre as conexões da administração Trump e de setores da direita americana com religiosos de diferentes países latino-­americanos que favorecem e configuram um tecido político e cultural de perfil conservador no continente.
 
A produção do Dossiê será realizada em duas etapas. Primeiro, solicitamos o envio de uma proposta de artigo (em torno de uma página) até 1 de junho de 2020. O objetivo é fomentarmos entre os possíveis autores a troca de informações da gestão Trump e do processo eleitoral em curso nos Estados Unidos. Segundo, a submissão dos artigos até 1 de fevereiro de 2021 para avaliação de pareceristas, visando à publicação do Dossiê no segundo semestre de 2021.
 
E‐mail para enviar sua proposta: cienciassocialesyreligion@gmail.com
Indicar no assunto: "dossiê Religião, Trump e América Latina".


A publicação Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião é um periódico do Departamento de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trata-se de um periódico eletrônico ligado à Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). É publicado regularmente desde 1999, com o objetivo de divulgar e atualizar estudos regionais focados nas dimensões sociais e culturais do fenômeno religioso. Juntamente com a ACSRM, a revista é apresentada como um espaço de discussão acadêmica sobre os principais problemas contemporâneos de pesquisa em sociologia e antropologia da religião, especialmente nos países da América Latina.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas