Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Publicações

Chamada para publicação da Revista Acervo: História da arquivologia no Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquivologia, Arquivos, Chamada para artigos

A revista Acervo, publicação quadrimestral do Arquivo Nacional, torna pública a chamada para o dossiê “História da arquivologia no Brasil: instituições, atores e dinâmica social”, que tem como editores convidados Paulo Roberto Elian dos Santos, doutor em história pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Vitor Manoel Marques da Fonseca, doutor em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF.

Nos últimos anos, diferentes pesquisas têm tomado como objeto de análise o percurso histórico da arquivologia no país com o intuito de compreender sua institucionalização em diferentes dimensões e vertentes, identificando aspectos políticos, teórico-metodológicos, científicos, sociais e culturais desse processo. Na perspectiva desses estudos, o conhecimento arquivístico, traduzido em princípios teóricos, conceitos, métodos, técnicas e práticas − historicamente construídos − é indissociável das estratégias e projetos de seus principais atores, sejam instituições, associações, grupos ou indivíduos. Por isso, além de instituições, pretende-se contemplar trajetórias de homens e mulheres que, de diferentes maneiras, contribuíram decisivamente – com ideias, obras e ações – para a construção do campo da arquivologia no Brasil.

A proposta do dossiê é reunir artigos que expressem resultados de estudos concluídos ou em desenvolvimento nas instituições arquivísticas, universidades e centros de pesquisa.

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de abril de 2020, pelo site da revista Acervo, para as seções Dossiê Temático, Artigos Livres, Resenha e Documento. O dossiê será publicado em janeiro de 2021. São aceitos textos que tenham pelo menos um dos autores com título de doutorado e requisito mínimo de mestrado em andamento para coautoria. As contribuições devem estar de acordo com o foco e o escopo do periódico e seguir as normas editoriais.

Acesse: http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/announcement/view/43.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas