Terça-feira, 18 de Maio de 2021
Publicações

Chamada para propostas de dossiê temático para a revista brasileira Esboços

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

A revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais convida pesquisadores a apresentarem propostas de dossiê temático que contribuam para o debate em torno da História Global. A previsão é que as propostas de dossiê selecionadas sejam publicadas nas primeiras duas edições de 2022 do periódico.

As propostas de dossiê devem ser enviadas até 10 de março de 2021 para o editor da seção Rodrigo Bonaldo através do e-mail rodrigobonaldo@yahoo.com.br, contendo os seguintes aspectos:

  • Nome dos organizadores do dossiê e suas afiliações institucionais (dois ou três pesquisadores, com no mínimo um vinculado a instituição de pesquisa não brasileira);
  • Título curto e sintético do dossiê, que não ultrapasse 10 palavras, em português e inglês;
  • Apresentação da proposta e breve justificativa, em inglês e português, ressaltando a importância e contribuição do dossiê para o campo dos estudos globais;
  • Lista com o título de 3 ou 4 possíveis artigos, nomes dos pesquisadores convidados, com indicação de comprometimento para a escrita do artigo, suas afiliações institucionais e resumos das contribuições de cada pesquisador convidado. Os organizadores não devem submeter artigos de sua autoria.
  • Detalhes sobre a origem da proposta, por exemplo, se derivada de um workshop, uma conferência, um projeto de pesquisa, etc.

Esboços: histórias em contextos globais incentiva fortemente a apresentação de propostas de dossiês com equilíbrio de gênero. Na medida do possível, os organizadores também devem priorizar a diversidade regional dos pesquisadores brasileiros convidados.

Os organizadores do dossiê são responsáveis por redigir a chamada do dossiê, convidar autores, ajudá-los na submissão dos artigos no sistema da revista, sugerir pareceristas para avaliação das propostas recebidas e escrever a apresentação do dossiê.

Artigos inéditos e originais podem ser submetidos em português, inglês e espanhol, contudo, tem-se a expectativa que parte significativa do dossiê seja disponibilizada em língua inglesa. Dessa forma, os organizadores são altamente encorajados a buscar meios para traduzir para o inglês os artigos em espanhol e português. Todos os artigos serão submetidos à avaliação por pares em sistema duplo-cego, a ser conduzida pelos editores da seção.

A seleção das propostas será realizada pelos editores executivos da revista tendo em vista a originalidade do tema e a pertinência da proposta para as discussões em História Global.

Maiores informações sobre a chamada para envio de propostas de dossiês temáticos: https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/announcement/view/1552

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas