Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Publicações

Chamada para Dossiê: Revistas culturais latino-americanas dos séculos XX-XXI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Culturais, Estudos Latino-Americanos, Literatura

A Revista Caderno de Letras, cadernodeletras@ufpel.ed.br, científica quadrimestral do Centro de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, está com chamada aberta para submissão de artigos para o número 38 (2020), a ser publicado em dezembro de 2020.
 
Dossiê: Revistas culturais latino-americanas dos séculos XX-XXI: teoria, circulação e suportes
 
Organização do dossiê:
Dra. Regina Aída Crespo (CIALC/UNAM);
Dr. Claudio Maíz (CONICET/UNCUYO)
Dra. Cláudia Lorena Fonseca (UFPEL)
 
Data limite para submissão de artigos: 20 de setembro de 2020
 
Data de publicação: dezembro de 2020
 
O que nos pode dizer uma revista? As revistas nos fazem pensar nas surpresas que se escondem em sua materialidade, nos vínculos que mantêm com o tempo presente e na maneira como podem nos ajudar a entender as relações entre a política e a cultura, através da análise de seus projetos editoriais. "Nada é mais velho que uma revista velha", disse certa vez Beatriz Sarlo. No entanto, ainda que as revistas tenham perdido toda a força do imediatismo que possuíam em seu momento de vigência, não abandonamos o interesse em escutar o que elas nos dizem desde seu desuso, esquecimento ou inconsistência. E tampouco deixamos de investigar as revistas atuais e de buscar entendê-las a partir de seu lugar em nosso presente. Que função as revistas continuam exercendo no campo cultural? Que mudanças sofreu esse campo e como tais mudanças incidiram na materialidade, nas funções e no papel político e cultural das revistas?
 
Esta edição da Revista Caderno de Letras, pensada no âmbito dos projetos de pesquisa que unem os organizadores deste dossiê, desenvolvidos no México, na Argentina e no Brasil, pretende reunir trabalhos de investigação sobre revistas culturais latino-americanas, de acordo com as mais diversas perspectivas. Abriremos espaço para temas já conhecidos, como o papel das revistas na formação das redes intelectuais, sua gravitação política, as polêmicas que geraram, a importância das mulheres como autoras ou integrantes de corpos editoriais. Também receberemos trabalhos dedicados às representações da cultura literária da América Latina nas revistas e às categorias operacionais utilizadas por estas para repensar traços identitários, culturais e sociais do continente. Análises de problemas associados à produção e circulação das revistas também serão bem-vindas. De igual maneira, esperamos contar com estudos dedicados a duas discussões relevantes. A primeira se relaciona ao surgimento das publicações acadêmicas no espaço tradicionalmente ocupado pelas revistas culturais. Que lugar ocupa hoje no cenário político-cultural latino-americano esse novo tipo de publicação? As revistas acadêmicas substituíram as culturais como espaço de ação dos intelectuais? A segunda discussão está relacionada à contemporaneidade. No século XXI, dominado pelas novas tecnologias de comunicação, que horizontes se abrem para as publicações culturais? Cumprem ou não o papel político e social que as "velhas" revistas de papel exerceram nos países do continente?
 
As normas para submissão de artigos estão disponíveis em:

Mais informações: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/announcement/view/344

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas