Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Publicações

Chamada para dossiê “Debates sobre racismo e antirracismo no pensamento social brasileiro”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas, Ciências Sociais

Foi prorrogada a chamada de artigos para o dossiê “Debates sobre racismo e antirracismo no pensamento social brasileiro” na revista discente Mosaico, do CPDOC/FGV. Novo prazo para envio até 17/10. Informações e submissão: http://bitly.com/RevistaMosaico

“Debates sobre racismo e antirracismo no pensamento social brasileiro” é o tema escolhido para o Dossiê do nº 19 da revista discente Mosaico, ligada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC), da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV).

Florestan Fernandes foi um pensador de contribuição ímpar para o pensamento social brasileiro, sobretudo para o que concerne às questões de raça no Brasil. Antropólogo, sociólogo e autor de clássicos como “A integração do negro na sociedade de classes” e “O negro no mundo dos brancos”, Florestan Fernandes estaria completando cem anos em 2020: uma data que deve ser celebrada.

Como professor e escritor, Florestan denunciou que o funcionamento da sociedade brasileira, tanto política quanto economicamente, está pautado em uma relação racializada: “a concentração social da renda, do prestígio social e do poder é, concomitantemente, uma concentração racial de privilégios econômicos sociais e culturais” (FERNANDES, 1972, p.51) [1]

Como ativista e político, ele posicionou-se contrário à essa “concentração racial de poder”, e atuou para que fosse destituída, ou pelo menos, amenizada.

A próxima edição da Revista Mosaico traz como tema as discussões sobre o racismo e sua crítica em campos diversos: na epistemologia, na Ciência Política, nos Mundos do Trabalho, na Educação, na Cultura, na História, entre outros. O dossiê “Debates sobre racismo e antirracismo no pensamento social brasileiro” convida autores a submeterem publicações e pesquisas de múltiplos campos, conforme a proposta interdisciplinar da revista, que convergem na análise das relações raciais do país, nos apontamentos das mazelas causadas por estas relações e nas ações de enfrentamento a seus efeitos.

A publicação do dossiê, “Debates antirracistas no pensamento social brasileiro”, é uma homenagem ao legado de Florestan Fernandes. Mas, principalmente, é um esforço de continuidade sobre as reflexões do pensador e de seu essencial legado para as Humanidades no Brasil.

O prazo para submissão de trabalhos (artigos originais, resenhas, entrevistas e notas de pesquisa) se encerra em 10 17 de outubro de 2020 e a previsão de publicação é dezembro de 2020.

Para detalhes acerca de nossas regras de submissão, acesse as Diretrizes para Autores.

 


[1] FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos Brancos. 1972. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. (p.51)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas