Sexta-feira, 05 de Junho de 2020
Publicações

Chamada para dossiê 2020/1 "Intelectuais, revoluções e independências em um mundo em transição (séculos XIX-XX)"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Crítica Cultural, História, Literatura

Chamada pública de artigos da Revista Intellèctus

Intelectuais, revoluções e independências em um mundo em transição (séculos XIX-XX)

Organização: Marieta Pinheiro de Carvalho (Universidade Salgado de Oliveira)  e Mariano M. Schlez (CONICET / Departamento de Humanidades, Universidad Nacional del Sur)

Ao longo dos séculos XIX e XX, os intelectuais tiveram um papel fundamental, seja se  tornando instrumentos em processos que levavam à questionamentos da ordem, seja na proposição de novas opções para possíveis rumos das suas respectivas sociedades. Este dossiê tem por objetivo reunir artigos que perpassam pela temática das revoluciones de independências no mundo atlântico, desde una perspectiva global.  Queremos congregar estudos que discutam o papel dos intelectuais nos processos revolucionários, com destaque para as ideias, propostas e projetos cogitados por esses atores sociais no contexto dos movimentos de independência. Também serão bem-vindos estudos que busquem elucidar a natureza social dos intelectuais, mostrando os vínculos que sua atividade possui com as classes sociais, corporações, partidos e Estados, superando uma visão que supõe um descomprometimento entre a produção teórica e seus condicionantes materiais. De igual maneira, incluímos nesta convocatória artigos que tratem das ações efetuadas por esses intelectuais durante a construção dos seus estados no pós-independência, e durante os processos revolucionários do século XX, os que, a partir de numerosas perspectivas teóricas, representam uma continuidade com aquelas desenvolvidas nas primeiras décadas do século XIX.

Data limite para submissão de artigos: 15 de fevereiro de 2020.

Maiores informações: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/index



A Intellèctus também recebe textos de fluxo contínuo que compõem todos os números publicados na seção de artigos livres e de resenhas.

A Intellèctus destina-se à publicação de pesquisas originais, estudos de historiografia e reflexões teórico-metodológicas relativas à História dos Intelectuais e à História Intelectual, bem como à divulgação de análises acerca da produção cultural dos países que compõem o universo da “Latinidade”.

e-ISSN: 1676-7640 | Ano de criação: 2002 | Área do conhecimento: História | Qualis: B3 (História)

Website: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/index

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas