Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Publicações

Chamada para artigos: "Trabalho sem fronteiras: perspetivas contemporâneas sobre os serviços domésticos pagos e o setor dos cuidados"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos

A revista Cidades, Comunidades e Territórios (ISSN: 2182-3030) seleciona artigos para o seu dossier temático: Trabalho sem fronteiras: perspetivas contemporâneas sobre os serviços domésticos pagos e o setor dos cuidados. Os artigos podem ser escritos em português, francês, inglês, italiano ou espanhol. O prazo máximo para envio de colaborações é o 31 de janeiro de 2020.

Este dossiê temático pretende contribuir para a consolidação do debate em torno das lógicas atuais de segmentação do mercado de trabalho centradas nos serviços domésticos pagos e setor dos cuidados. Nesse sentido, convidam-se as/os interessadas/os à submissão de artigos nas seguintes áreas:

  • Migrações, trabalho e género – Perspetivas interseccionais
  • Desqualificação, informalidade e valor do trabalho (doméstico)
  • Políticas públicas e europeias no setor dos serviços domésticos e cuidados
  • Associativismo, sindicalismo e mobilização no trabalho doméstico
  • Envelhecimento demográfico e o setor dos cuidados
  • A oposição rural/urbano na organização dos cuidados
  • Discriminação e alteridade nos serviços domésticos e cuidados

O prazo para a entrega dos artigos completos é 31 de janeiro, 2020. Os artigos deverão ser submetidos através da plataforma da revista Cidades Comunidades e Territórios, na secção “artigos de dossier”, através da ligação http://revistas.rcaap.pt/cct/about/submissions#onlineSubmissions.

A submissão deve mencionar nos comentários o título do dossiê temático. Os artigos deverão respeitar as convenções editoriais da revista (disponíveis em http://revistas.rcaap.pt/cct/about/submissions#authorGuidelines).

Todas as submissões serão avaliadas por especialistas independentes, de acordo com o modelo de revisão por pares duplamente cega da revista. Encoraja-se os/as interessados/as a contactar os organizadores Nuno Dias (nmfds@iscte.iul.pt) e Manuel Abrantes para discutir informalmente as suas ideias para os artigos. A publicação do dossiê temático está planeada para junho de 2020.

Mais informações na chamada completa em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas