Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Publicações

Chamada para artigos da revista Limite vol. 15 (2021): "Raul de Carvalho e o Clube dos Poetas Menores"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para artigos, Literatura

Revista Limite, vol. 15 (2021), Raul de Carvalho e o Clube dos Poetas Menores, coord. Maria Luísa Leal (Universidad de Extremadura) e Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora).

Em 2020 cumpriram-se 100 anos sobre o nascimento de Raul de Carvalho, poeta da Geração de Cinquenta e fundador da revista Árvore com António Luís Moita, António Ramos Rosa, José Terra e Luís Amaro. Embora a sua poesia figure na prestigiosa antologia Líricas Portuguesas (1958), organizada por Jorge de Sena, a passagem do tempo acabou por revelar uma relação problemática entre Raul de Carvalho e o cânone lírico português.

A revista Limite propõe-se publicar, em 2021, um dossiê temático em que, a partir da figura e da obra de Raul de Carvalho, se discuta a problemática da sucessão literária, a relação das obras de poetas concretos com a história da literatura, os mecanismos de canonização e o difícil lugar dos poetas menores. Poetas menores: aqueles que a máquina de processamento que se põe em marcha após a publicação de um livro não deixa chegar ao centro do sistema literário ou vota ao esquecimento. Gostaríamos de propor a discussão de tópicos como o da existência, ou não, de um valor literário intrínseco à obra; o papel da edição, distribuição e marketing literários; a receção e o papel da crítica; a importância da comparação com outras obras e de processos de internacionalização que passam pela tradução da obra poética. E, num plano diferente, mas não menos determinante, poderão ser abordadas questões de ética, moral e preconceito. Quase quarenta anos após a sua morte, em 1984, Raul de Carvalho merece ser encarado com mente aberta, sem desviarmos o olhar das centenas de versos obscenos, banais ou imediatistas que publicou e, principalmente, deixou inéditos. E, se a figura de Raul de Carvalho é o centro à volta do qual se pretende desencadear o debate, há lugar para a apresentação de outros poetas que devam ser preservados ou resgatados de um estatuto de menoridade talvez imerecida.

Para o vol. 15 (2021) da revista Limite, aceitam-se colaborações originais.

Os artigos podem ser escritos em português ou noutra das línguas de publicação da revista (espanhol, inglês, francês, italiano e alemão); e devem ser enviados até ao dia 25 de junho de 2021.

Todos os artigos serão submetidos a uma avaliação inter pares, segundo as normas da revista que poderão ser consultadas em: http://www.revistalimite.es/

Indicações para a apresentação de trabalhos: http://www.revistalimite.es/revista3.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas