Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Publicações

Chamada para artigos: "Índios e Espaços: visibilidade e protagonismo históricos"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História

A Equipe Editorial da Revista Espacialidades divulga a chamada do Dossiê Temático:

"Índios e Espaços: visibilidade e protagonismo históricos"

A história dos índios é hoje um campo temático de estudos e debates consolidado, como pode ser observado nas inúmeras dissertações e teses defendidas nos principais centros de ensino superior no Brasil, nos simpósios temáticos e mesas de discussão em eventos nacionais e internacionais. Ainda que o território – e seus distintos desdobramentos sociais e teórico-metodológicos – seja quase sempre uma vertente imprescindível na relação dos povos indígenas com suas distintas identidades, lutas por direitos e reconhecimento originário etc., muito ainda resta a ser discutido de maneira mais aprofundada frente a outras dimensões do espaço enquanto uma categoria histórica abrangente.

Cada vez mais se discute a questão indígena e a atuação destes povos nas sociedades em que estavam e estão inseridos, destacando que esses grupos não são, como costumava apontar uma historiografia “tradicional” e finalista, povos passivos, mas protagonistas da História. A atuação política e crescente articulação que presenciamos nos últimos anos corroboram com estes estudos. Exemplo disso são as lideranças brasileiras que viajam pelo mundo denunciando as queimadas criminosas e assassinatos de seus parentes para a comunidade global. São múltiplos os espaços de atuação dos povos indígenas, ocupando as universidades e escolas, onde cada vez mais compõem o corpo discente e docente, os calendários municipais e estaduais com suas festividades, a política e diversos outros espaços nos quais estão inseridos e discutem os contextos de suas comunidades.

Neste sentido, o presente dossiê receberá artigos que abordem as diferentes espacialidades nas quais as discussões sobre os grupos indígenas do Brasil e do mundo se inserem ou que são conduzidas por estes povos. O segundo volume de 2019 da Revista Espacialidades pretende divulgar artigos que versem sobre os povos indígenas, seus contextos locais/globais e sua atuação na sociedade, ligadas pelo escopo da revista, qual seja, a discussão dos mais diversos conceitos e métodos que perpassem as espacialidades, seja nos territórios, nos espaços escolares, nos espaços literários, cinematográfico, nos espaços sagrados ou míticos, nas paisagens produzidas por e através destes grupos, entre outros.

Também serão aceitos artigos de temática livre que atendam ao escopo da Revista, concernentes aos conceitos espaciais (território, espaço, lugar, paisagem, deslocamento, domínio, fronteira, horizonte, etc) e suas múltiplas relações com o tempo e com os agentes humanos. Além disso, serão aceitas resenhas, entrevistas, traduções e transcrições de fontes que contemplem as categorias espaciais.

Os interessados em publicar no presente dossiê devem mandar seus artigos para espacialidades@gmail.com até 19 de dezembro de 2019. As normas da revista podem ser encontradas em https://periodicos.ufrn.br/espacialidades/about/submissions

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas