Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Publicações

Chamada para artigos IdeAs 18: "Fronteiras nas Américas" - Integração, Segurança e Migrações

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Migrações, Mobilidade

A edição 18 da revista IdeAs. Ideias das Américas (ISSN electrónico 1950-5701), seleciona artigos para sua edição de número 18 que terá como tema "Fronteiras nas Américas" - Integração, Segurança e Migrações. A revista, editada pelo Instituto das Américas, recebe propostas de artigos em francês, inglês, espanhol ou português, até o dia 15 de setembro de 2020.

Será dada prioridade aos documentos relacionados à fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos e às fronteiras da América do Sul, bem como aos documentos sobre processos fronteiriços e questões econômicas.

Esta edição da IdeAs deseja focar nos dois fenômenos aparentemente antitéticos da integração e segurança nas fronteiras, em particular por causa de seu impacto na migração.

Os artigos podem abordar as políticas implementadas desde 2001, especialmente no que diz respeito ao fenômeno transfronteiriço que está em jogo em todo o mundo. Como os países gerenciam suas fronteiras para abordar esse novo contexto? As apresentações podem se concentrar nos mecanismos em si e em suas implicações para os relacionamentos transfronteiriços. Estudos de caso e abordagens comparativas serão particularmente bem-vindos, especialmente quando tentarem ir além das sínteses regionais e fechar a brecha entre as duas Américas [Brunet-Jailly, 2007], [Konrad et al, 2008].

As apresentações também podem analisar como as fronteiras americanas evoluem, de um processo de abertura a um fechamento, "funcionalização e disfuncionalização" [Foucher, 1991], [Pradeau, 1994, 16-17], a fim de estudar essas dinâmicas tanto em pequena como em grande escala. Abordagens históricas que renovam a questão do conflito de fronteiras territorializadas e multiplicam escalas de leitura também serão apreciadas, demonstrando esforços para desenvolver narrativas nacionalistas e contraditórias de nacionalistas [Parodi Revoredo et al, 2014].

Os participantes também podem explorar a questão da integração continental no NAFTA e no MERCOSUL, mas também no nível das duas Américas (UNASUL). Como podemos avaliar esses blocos regionais que foram apresentados como modelos nos anos 90? Como os países membros percebem seus relacionamentos além-fronteiras neste contexto? Como coexistem integração e flangeamento? Quais são os movimentos de resistência contra esses processos, como eles se expressam politicamente e em que níveis?

Também será bem-vindo um exame cruzado da passagem de fronteira e a uma avaliação de seus custos humanos crescentes [De Leon et al, 2015]. O objetivo será entender os fluxos intracontinentais, relacionados à mobilidade da mão-de-obra, mas também como as Américas integram suas estratégias de migração com um número crescente de pessoas que tentam chegar da América do Norte da África, atravessando o Oceano Atlântico, usando os mesmos itinerários. escravos, antes de embarcar em estradas mais longas e perigosas para o norte [Tapia Ladino, 2014].

Esta edição da IdeAs visa ser transdisciplinar e transversal, com base em geografia, história, ciência política, relações internacionais, sociologia, antropologia e foco nas Américas em sua totalidade. Os autores também são incentivados a adotar metodologias multidisciplinares e comparativas.

IdeAs. Idées d'Amériques é a revista on-line do Instituto das Américas e seu acesso é gratuito. Ela promove um enfoque multidisciplinar no campo das Ciências Humanas e Sociais. Trata-se de uma revista dedicada ao estudo do continente americano em sua totalidade. A revista propõe a cada ano dois números temáticos, publicando artigos transnacionais e transdisciplinares. Através de publicações online, a revista IdeAs espera criar um espaço de debates e de trocas sobre vários assuntos, favorecendo também uma política ativa de tradução.

Mais informações no site da revista IdeAs.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas