Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Publicações

Chamada para artigos - Dossiê Presença negra na Literatura Brasileira, da revista Opiniães

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Afro-Brasileiros, Literatura

A revista Opiniães, publicação dos alunos do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira (DLCV-USP), abre chamada para recebimento de trabalhos inéditos para sua 10ª edição, cujo dossiê temático é dedicado à Presença negra na Literatura Brasileira. Os artigos podem ser enviados até 28 de outubro.

As noções correntes de cânone, arte, gosto, beleza, saber, civilização e cultura, por exemplo, se ancoram, em grande medida, em uma perspectiva eurocêntrica de valoração. Desse modo, o debate sobre literatura negra e/ou afro-brasileira tem contribuído para tensionar também os limites entre escrita e oralidade, poesia e música, modernidade e ancestralidade, ética e estética, no contexto das possíveis estratégias, negociações e recriações de novos paradigmas, tanto na criação como nos estudos literários.

Este número propõe refletir sobre temas como autoria, visibilidade, memória, identidade, diáspora negra, liberdade de experimentação e representações sociais do negro na literatura. A revista recebe igualmente, artigos, resenhas e textos artísticos de tema livre.

A revista Opiniães foi criada por alunos do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira (DLCV-USP), que buscavam espaço em revistas da área para a publicação de seus artigos e ensaios. A dificuldade de aceitação nesses espaços, dado que geralmente privilegiam a divulgação de textos de docentes, e o aumento das exigências de publicação discente por parte das entidades de fomento à pesquisa foram duas determinantes práticas para sua criação.

 Mais informações na página da revista Opiniães e também pelo e-mail revista.opiniaes@gmail.com.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas