Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020
Publicações

Chamada para artigos da Revista MARLAS: revoltas na América Latina na era da Covid-19

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Sociologia

A revista MARLAS - Middle Atlantic Review of Latin American Studies (E-ISSN: 2474-9621 ) seleciona artigos para o seu próximo número que terá como tema "Revoltas políticas, sociais e culturais na era da COVID-19 na América Latina". Os trabalhos podem ser escritos em português, inglês ou castelhano e devem ser enviados até 1º de setembro de 2020.

A nova pandemia de coronavírus, além da tragédia humana envolvida, expõe grandes desigualdades na forma de disparidades de renda, acesso desigual à saúde e educação e processos políticos ineficazes na América Latina. Em maio de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a região o epicentro da pandemia global. Novas taxas de contágio continuam a aumentar, e crescem as preocupações com uma profunda recessão que pode levar milhões à pobreza.

Conforme demonstrado em nossa seção especial inicial sobre a pandemia na edição 4 (1) do MARLAS, publicada em junho de 2020, neste momento crítico, quando o tecido social e a estabilidade política da América Latina estão em jogo, é urgente a necessidade de estudos que forneçam uma compreensão aprofundada dos vínculos entre a grave crise de saúde e questões sociais, cultura, governança, regimes políticos e economia política.

Esta edição especial do MARLAS - a ser publicada em 31 de outubro - convida a contribuições das ciências sociais, humanidades e artes. Consideraremos artigos baseados em rigorosas abordagens teóricas e metodológicas, prontas para revisão por pares, que enfocam as consequências da pandemia do COVID-19 nos países da América Latina. Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

  •     Impactos na saúde, instituições estatais e processos de governança;
  •     Interseções de práticas tradicionais com medicina moderna, políticas e conflitos entre religião e ciência durante a pandemia;
  •     A pandemia e os desafios à democracia, liberdade de expressão e justiça social;
  •     Impactos na cultura, nas crenças/ideologias, na literatura e nas arter
  •     Migrantes, fronteiras, estado-nação e nacionalismo

Mais informações através do e-mail ivani.vassoler@gmail.com e na página da revista MARLAS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas