Chamada para artigos da Revista Configurações: «Ciganos e Educação»
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Revista Configurações n.º 18
Dossier temático: Ciganos e Educação
Coordenadores: Olga Magano (CEMRI/ Universidade Aberta); Maria Manuela Mendes (CIES-IUL/ ISCTE e Professora da Faculdade de Arquitetura de Lisboa) e Sílvia Gomes ( CICS.NOVA - UMinho e Professora do ISMAI).
Em Portugal e na Europa em geral continua a verificar-se uma grande desigualdade persistente no que se refere ao acesso à escolaridade e ao sucesso no percurso educativo por parte de indivíduos e famílias ciganas. A educação formal é importante para os direitos sociais e culturais dos indivíduos e uma das principais chaves para a entrada no mercado formal de emprego e para a garantia das condições básicas de sobrevivência. No entanto, entre as pessoas ciganas continuam a verificar-se as mais altas taxas de analfabetismo, abandono escolar precoce, antes de terminar o 1º ciclo de estudos, não obstante o esforço de algumas políticas sociais educativas, nomeadamente a escolaridade obrigatória. São ainda residuais os casos de indivíduos ciganos que concluam estudos ao nível do 3º ciclo de escolaridade e ainda mais raros os casos de pessoas que prosseguem os estudos ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior.
Na tentativa de equacionar esta realidade social sob o ponto de vista multidisciplinar e transversal de partilha de saberes e práticas no campo da investigação sociológica e antropológica e das Ciências Sociais em geral, nomeadamente trabalhos apresentados por colegas de vários países (sobretudo de Espanha) propomos a apresentação de artigos que discutam a questão dos fatores-chave para o sucesso e continuidade da escolaridade dos ciganos: indivíduos, famílias e políticas públicas. Este dossier temático visa acolher trabalhos nos seguintes tópicos:
- Ciganos e políticas educativas;
- Ciganos e mediação escolar;
- Ciganos e práticas pedagógicas;
- Ciganos, escolas e famílias;
- Ciganos, educação e políticas sociais;
- Ciganos e histórias de educação de sucesso;
- Processos e trajetórias de sucesso educativo;
- Educação como fator de sucesso de integração social.
Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e poderão reportar-se a investigações empíricas, devendo apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt até 31 de julho de 2016.
Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/


