Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Chamada para artigos da Conversas & Controvérsias para dossiê "Migrações"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Sociais, Migrações

Dossiê - Migrações

Os deslocamentos humanos são uma realidade no cenário do século XXI e o rápido acesso às informações no mundo globalizado faz com que as notícias e as imagens locais percorram o mundo em poucos minutos. Atuais, mas também constantes ao longo da história da humanidade, os fluxos migratórios ocorrem pelas mais diversas causas – forçadas ou voluntárias –, e nas mais diversas direções – Norte/Sul, Sul/Norte, Norte/Norte, Sul/Sul -, mostrando-se um fenômeno complexo e que necessita de estudos cada vez mais atualizados e que abarquem abordagens transdisciplinares que analisem os aspectos envolvidos no processo migratório.

Diante das diversas oportunidades de temáticas e de metodologias de pesquisa envolvendo os deslocamentos humanos, o objetivo do presente dossiê é apresentar um panorama geral, mas completo e aprofundado, sobre os estudos de migração que estão em desenvolvimento na academia. Serão aceitos artigos das áreas do conhecimento abarcadas pelo escopo da revista, a saber: antropologia, estudos estratégicos, ciência política, ciências sociais, políticas públicas, relações internacionais, sociologia, sociologia jurídica e teoria política. Não haverá delimitação dentro da temática migratória, sendo aceitos estudos sobre: migração interna, internacional, histórica, atual, forçada, voluntária, de diversas origens e para diversos destinos, dentre outras que apresentem os fluxos migratórios como objeto de pesquisa.

Recebe propostas até 01 de julho de 2022, a serem publicadas em fluxo contínuo no número da Conversas & Controvérsias de 2022. Organizadores: Bárbara Simões (PUCRS) e Matheus Fröhlich (UFRGS).