Domingo, 05 de Abril de 2020
Publicações

Chamada para a Revista Eletrônica da ANPHLAC: Usos do passado recente na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História

A Revista Eletrônica da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas) está com chamada aberta para o dossiê "Usos do passado recente na América Latina", coordenado por FNatália Ayo Schmiedecke (Universidade Estadual de Campinas) e Vanesa Garbero (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas y Universidad Nacional de Córdoba). A data limite de entrega é dia 31 de maio de 2020.

Ementa

 

No século XXI assistimos a um crescimento exponencial das pesquisas que tematizam o passado recente, área também conhecida como história imediata ou história do tempo recente. Trata-se de um tempo com periodizações elásticas e variáveis cuja especificidade é um regime de historicidade em que os fatos e processos do passado interpelam as sociedades contemporâneas na construção de identidades individuais e coletivas. Trata-se de um passado recente porque suas consequências diretas têm fortes efeitos sobre o presente e seus sentidos continuam em disputa.

 

Este dossiê convoca trabalhos que se ocupem deste campo de estudo em uma chave de leitura particular: seus usos e abusos. Interessa-nos receber artigos que superem o objetivo de reconstituir eventos ou processos históricos, para dar lugar a perguntas sobre os modos em que este passado é interpelado para forjar determinadas identidades, legitimar ordens políticas, caracterizar inimigos, ressignificar personagens ou próceres do passado nacional, justificar eleições, produções culturais e políticas públicas.

Nessa perspectiva, são de interesse as indagações sobre o que do passado intervém em nossa vida cotidiana; que aspectos são atualizados por diferentes grupos sociais – e por quais meios – para explicar suas realidades; e que imagens, símbolos, modelos de ação se (re)constroem para dar sentidos à produção de ordens políticas, sociais, culturais e econômicas. As vias de entrada para a análise dos usos e abusos do passado recente podem ser as políticas públicas, as celebrações comemorativas, as homenagens, os monumentos, os museus, os meios de comunicação, as produções artísticas, as práticas dos movimentos sociais e os exercícios da memória social e cultural, entre outras.

Serão aceitos artigos de historiadores e pesquisadores das distintas disciplinas das ciências sociais e humanas que, em uma perspectiva histórica, analisem e problematizem estas temáticas em processos situados em países ou regiões compreendidos na América Latina.

 
Para submeter artigos à avaliação, o autor deverá se cadastrar no site da Revista Eletrônica da ANPHLAC: http://anphlac.fflch.usp.br/revista.
 
As normas para a adequação do texto às exigências da revista se encontram nas Diretrizes para Autores: http://revistas.fflch.usp.br/anphlac/about/submissions.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas